19ª edição do Erecom recebe inscrições até dia 21 e confere certificação

Debater as intensas transformações no papel dos profissionais de comunicação junto à sociedade é a principal proposta do XIX Encontro Regional de Comunicação (Erecom), que será realizado de 21 a 23 de novembro, de forma presencial e remota, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre os convidados para o evento, figuram profissionais que atuam ou já atuaram em veículos como Globo, GregNews e Conspiração Filmes, além de professores e autoridades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da UniAcademia e do Centro Universitário Estácio, além da própria UFJF.

Sob o tema “A comunicação de portas abertas”, o XIX Erecom reúne três mesas redondas temáticas, oficinas, mostra cultural, mostra audiovisual e apresentação de 16 grupos de trabalhos, com participação de 56 projetos de pesquisa de estudantes e professores de graduação e pós-graduação. A programação está disponível on-line, assim como as inscrições, que conferem certificado aos participantes.

Mesas temáticas
A mesa de abertura acontece na segunda-feira, às 19h30, e propõe um balanço sobre a comunicação em tempos de pandemia. Participam da discussão os jornalistas Marcelo Freitas e Marise Baesso, autor do livro “Nós também estivemos na linha de frente” e professora da disciplina Jornalismo de Saúde na UniAcademia, respectivamente.

Posteriormente, a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivana Bentes, a pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, Fernanda Cunha Souza, e a diretora da Facom-UFJF, Érika Savernini, debaterão os caminhos da Extensão na Comunicação. A mesa acontece às 9h da terça-feira, 22, e terá a mediação do jornalista e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de São João del Rey, Francisco Brinatti. A mesa será seguida de mostra de projetos de extensão da Facom.

A terceira e última mesa, sediada às 10 da quarta-feira, 23, reúne jornalistas formadas na Facom: Luísa Barbosa, Mari Filgueiras e Vanessa Oliveira. Barbosa é diretora executiva de Entretenimento da Conspiração Filmes, uma das maiores produtoras audiovisuais do país; Filgueiras é roteirista do programa de jornalismo de humor GregNews, com Gregório Duvivier; e Oliveira, entre outras atividades, foi Diretora da Viu Hub, empresa de mídia digital das organizações Globo.

Outras informações:
Instagram oficial do evento