As startups Imersa e Robotictech, presentes na Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, estão entre as 30 propostas contempladas na Chamada 13/2022Compete Minas – Linha Empresas, startups e cooperativas.   

O programa Compete Minas visa estimular a criação de novos produtos e processos inovadores em todas as áreas do conhecimento, além de promover a competitividade das empresas mineiras. A linha Empresas, Startups e Cooperativas prevê subvenção econômica para organizações de médio e grande porte. As empresas incubadas no Critt vão receber, cada uma, aporte de cerca de R$ 200 mil reais. 

Iluminação pública inteligente

Equipe da Robotictech é composta por doutores e mestres em Engenharia, com foco em Robótica (Foto: Arquivo pessoal)

A empresa Robotictech atua nas áreas de robótica, visão computacional e inteligência artificial. Atualmente, está em desenvolvimento um produto  para solucionar o recenseamento do parque de iluminação pública. “O fomento será utilizado para aumentar a equipe e estruturar a empresa com os equipamentos necessários para o desenvolvimento do projeto”, informa o responsável pela proposta, Mathaus Ferreira.

“Sempre que recebemos algum tipo de fomento é uma reafirmação de que a startup está seguindo no caminho certo, propondo soluções relevantes para problemas reais da sociedade.” 

A startup oferta serviços para clientes que buscam soluções que não encontram no mercado, sendo desenvolvido um projeto personalizado para atender as particularidades. “Como diferencial, temos uma equipe altamente qualificada, composta por doutores e mestres em engenharia, todos com foco em robótica e mais de oito anos de experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento”, menciona.

Uso saudável das telas

Pedro Neto, como conhecido por seus alunos, possui nove anos de experiência com aprendizado e 16 com produção audiovisual (Foto: Arquivo pessoal)

Com o projeto Plataforma tecnológica, audiovisual e impressa de uso saudável das telas, a startup Imersa Audiovisual tem a expectativa de construir futuros regenerativos a partir de duas frentes de negócio: Memórias Imersivas, obras de arte personalizadas para registrar anos escolares e viagens especiais, com baixo tempo de tela e sem os efeitos tóxicos das redes sociais; e Plei – Educação Imersiva, que trabalha educação Tecnológica, Climática e Empreendedora por meio de jogos e narrativas para crianças, adolescentes, professores, responsáveis e profissionais da saúde. 

Como primeiro produto da Educação Imersiva, a empresa lançou neste ano o curso Uso Saudável das Telas, que será o principal foco da startup em 2023. Para Pedro Gattás Bara Neto, se trata de uma metodologia nova, em busca de resolver um problema latente nas escolas.  Com essa verba, os empreendedores vão investir nos cursos presenciais, na elaboração do Almanaque Uso Saudável das Telas e no desenvolvimento do aplicativo Uso Saudável das Telas, “que servirá para auxiliar as famílias a levarem os ensinamentos do curso para suas rotinas, este tem previsão para 2024 e completará nosso pacote de entregas”. 

A Imersa possui cinco anos de experiência no mercado de educação e já participou de programas de inovação e founders em quatro continentes (Américas, África, Ásia e Europa), apresentando seus projetos de educação tecnológica, climática e empreendedora. A empresa tem experiência prática, tanto na produção de audiovisual, quanto na área de treinamentos presenciais por meio de oficinas.

Sobre a IBT

A Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Critt tem o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação. A Incubadora fornece espaço físico para instalação das empresas, além de ambientes de uso compartilhado, como: sala de reuniões, auditório com multimídia, laboratório de informática, laboratórios técnicos, internet, biblioteca e refeitório. O processo de seleção é feito através de divulgação de edital.

Outras informações: critt.ufjf.br