Pesquisa visa subsidiar estratégias de comunicação da Diretoria de Imagem Institucional (Arte: Diretoria de Imagem/Canva)

Com o objetivo de levantar informações e entender a percepção da comunidade acadêmica, a Diretoria de Imagem está realizando pesquisa sobre a comunicação institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Podem participar todos os agentes institucionais e também a comunidade externa que se relaciona com a UFJF. O prazo vai até o dia 30 de novembro. 

O questionário é simples e intuitivo, e contempla poucas questões abertas e fechadas, disponibilizado por meio deste link. Além de identificar como as pessoas buscam informações sobre a Instituição, há perguntas relacionadas aos diferentes canais, mídias e instrumentos utilizados no dia a dia. Há espaço também para sugestões de melhoria e opinião sobre determinados tópicos. 

De acordo com o diretor de Imagem Institucional, Jorge Felz, os dados serão úteis para embasar estratégias de gestão e de diálogo com os diversos públicos da instituição. “Essa ação faz parte da iniciativa de implantação da Política de Comunicação da UFJF e seus resultados permitirão subsidiar o planejamento e as decisões institucionais”, pontua.

Demanda estratégica 

A elaboração da Política de Comunicação é uma das medidas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2027. A Diretoria de Imagem fez uma chamada entre diversas unidades para compor a Comissão que irá coordenar os trabalhos da Política.   

“O texto do PDI explicita que, atualmente, a Universidade não conta com planos anuais de comunicação ou de gestão, o que impossibilita a criação de processos comunicacionais de longo prazo e não garante à sociedade o devido retorno sobre o que é investido na instituição.”

A Política deve estar em sintonia com os objetivos estratégicos e com a cultura organizacional. É importante também que as diretrizes sejam seguidas por todos os integrantes da comunidade acadêmica, principalmente os que exercem atividades na área de comunicação e aqueles que participam do processo de tomada de decisões. 

A Comissão é formada por integrantes da Diretoria de Imagem Institucional, campus Juiz de Fora e Governador Valadares, assim como representantes de outras unidades, tais como a Faculdade de Comunicação (Facom), a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaff), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sintufejuf). 

Acesse o formulário: https://forms.gle/fXndm6L9WytRAogJ8