Teste OSCE avaliou competências multidisciplinares dos estudantes. (Foto: Gabriella Moura)

O Departamento de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu, nesta segunda, 7, a aplicação do Teste OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) a estudantes do 9º período do curso. A atividade contempla metodologia internacional de avaliação de competências clínicas, e é realizada em universidades de todo o mundo.

“O Teste OSCE é um método moderno, previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia, que proporciona uma avaliação do desempenho dos estudantes frente a situações clínicas, assim como uma avaliação do sistema de ensino-aprendizagem, com o objetivo de fortalecimento da formação”, explica a docente Rose Mara Ortega, integrante da comissão organizadora da atividade.

Estudantes são avaliados durante o Teste OSCE. (Foto: Gabriella Moura)

Durante o teste, os participantes realizaram tarefas específicas em cada uma das seis estações multidisciplinares do exame. Essas estações foram agrupadas a partir de disciplinas do ciclo de conhecimento profissionalizante do curso, como explica a docente e membro do banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Fernanda Bello. “Esse é o tipo mais fidedigno de avaliação do conhecimento adquirido, pois o aluno precisa executar o conhecimento e trabalhar o senso crítico. Se tiver algum desafio durante o teste, ele vai fazer uma autoanálise, muito mais do que em uma prova teórica, por exemplo. Além disso, o OSCE é uma ferramenta valiosa para os professores avaliarem o trabalho desenvolvido”.

Turma do 9º período participou da atividade. (Foto: Gabriella Moura)

A estudante Gabriela Andrade aprovou a iniciativa, e destacou a importância do teste na fase final da graduação: “é uma boa experiência para avaliar nossas habilidades e nos fazer refletir sobre o conteúdo que estamos aprendendo”.

A organização do teste OSCE contou, ainda, com a colaboração dos docentes do curso, do Colegiado e da Comissão Organizadora, composta pelas Professoras Francielle Silvestre Verner, Larissa de Oliveira Reis e Rose Mara Ortega. Para a realização do teste, os docentes passaram por uma capacitação, que envolveu palestra e oficina para planejamento e apresentação das estações.