De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de três milhões de estudantes se preparam para realizar as provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecem nos próximos domingos: 13 e 20 de novembro. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 50% das vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.

No primeiro domingo de provas, 13 de novembro, serão 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 de Inglês ou Espanhol); 45 questões de Ciências Humanas e Redação. Já no segundo dia, serão 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

O participante deve acompanhar a situação de sua inscrição do Enem 2022 pelo Portal do Inep. O Cartão de Confirmação de Inscrição, que tem as informações do local de prova, já está disponível.

Português e Ciências Humanas

De acordo com o coordenador do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII, Marco Aurélio de Sousa Mendes, as questões de Língua Portuguesa da prova do Enem geralmente trazem muitos textos (verbais e não verbais), sendo necessário atenção para ler, reler e analisar essas textualidades, uma vez que são várias as questões de interpretação. “Os alunos devem também se atentar para alguns temas que sempre caem nessa prova, como funções da linguagem, figuras de linguagem, variação linguística e gêneros textuais”, complementa Mendes.

No caso das provas de Ciências Humanas, o docente Fernando Lamas aponta que os  estudantes precisam estar atentos a temas atuais que de alguma forma estejam relacionados com os conteúdos cobrados na prova de Ciências Humanas, tais como o conflito entre Ucrânia e Rússia, as disputas internacionais envolvendo China e EUA, e as eleições presidenciais no Brasil. 

“O estudo para as Ciências Humanas requer, portanto, uma mistura de leituras sobre atualidades com os conteúdos específicos, lembrando sempre que tais conteúdos não podem ser compreendidos de maneira estanque, mas sempre relacionados com os temas do presente”, destaca Lamas.

Matemática e Ciências da Natureza

Em relação à prova de Matemática do Enem, a professora Helen Maria Pedrosa de Oliveira informa que, em geral, o exame tem um formato próprio, que vai muito além da própria Matemática, e comumente está atrelada a algum contexto atual e com o apoio de informações gráficas e tabelas. Por isso exige dos estudantes uma capacidade de leitura, interpretação e raciocínio lógico, além do domínio das técnicas e operações elementares da disciplina.

“Como as questões do Enem geralmente são contextualizadas, a apresentação dos problemas é feita por meio de enunciados extensos e com muitas informações. Nesse caso, para facilitar o processo de interpretação dos dados, é recomendado que o candidato inicie a resolução pela leitura da pergunta, destacando os elementos mais relevantes apresentados e analisando as informações complementares como, por exemplo, tabelas, gráficos, figuras geométricas, mapas, entre outros”, enfatiza Helen. 

“Ademais, deve-se observar o formato das alternativas e as unidades de medidas apresentadas na pergunta e nas respostas. Essas técnicas podem dar um direcionamento sobre quais estratégias adotar para a resolução das questões, podendo até otimizar o tempo gasto em cada uma delas.”

Quanto às Ciências da Natureza, a professora de Biologia Thamiris Dornelas de Araújo acredita que, no eixo biológico, em diálogo com as outras competências, a prova deve continuar explorando conceitos fundamentais como bioquímica dos seres vivos, ecologia, bioenergética, fisiologia (principalmente com foco nas questões de saúde), genética e evolução. 

Além disso, ela considera que o estudante não deve contar com questões puramente conceituais como nas edições anteriores, pois o Enem espera que o aluno seja capaz de relacionar vários conhecimentos para resolver uma questão, extraindo do texto as informações fundamentais para compreender ou solucionar o problema proposto. “Por este motivo, estar sempre atualizado e consumir materiais jornalísticos, com opinião de especialistas sobre diversos assuntos, é importante para o amadurecimento e tomada de posição. Filmes, documentários, séries são sempre muito bem vindos também. Mesmo relaxando, é possível aprender e se preparar”, enfatiza Thamiris.

Redação

Para a redação são cobradas cinco competências: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e respeito aos direitos humanos.

Segundo a professora Laura de Assis Souza e Silva, é importante sempre problematizar o tema, defendendo um posicionamento sobre ele. “A redação deve atender ao gênero dissertativo-argumentativo, então não basta falar sobre o assunto colocado, é necessário se posicionar e argumentar, analisando dados, fatos, acontecimentos que possam embasar essa argumentação. O parágrafo final deve trazer uma proposta de intervenção e é importante lembrar que as ações apresentadas devem ser governamentais/institucionais e possíveis de serem executadas”, finaliza.

Dicas

Segundo Thamiris, um aspecto muito importante na preparação é treinar para a prova: “Quanto mais questões de edições antigas e simulados o aluno fizer, mais habituado ele fica à dinâmica da prova. Agora é hora de realizar simulados mais realísticos, com foco na gestão do tempo da prova. O Enem é uma prova enorme e a gestão do tempo é fundamental para evitar momentos de nervosismo, que podem comprometer o rendimento do estudante. Não é hora de estudar muitos conteúdos novos, e sim de revisar os já estudados, fazendo resumos e aprofundando em conceitos que ainda não estejam bem apreendidos.”

Já para Helen, algumas atitudes são fundamentais para que o aluno possa ir bem na prova do Enem, entre elas, fazer resumos, priorizar conteúdos que ainda não sejam dominados na hora dos estudos, fracionar o tempo de maneira adequada para contemplar a revisão da maior quantidade de tópicos. “Não percam o controle emocional e a motivação diante de questões que exijam um conhecimento mais complexo do conteúdo matemático, pois, no geral, a avaliação prioriza competências e habilidades atreladas à capacidade de leitura, interpretação e raciocínio do candidato”, sintetiza.

Atenção aos horários

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Pode 

Os estudantes devem comparecer aos locais de prova com uma hora de antecedência. É preciso levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e portar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Além disso, o candidato pode levar lanches para a sala de provas, no entanto, eles serão vistoriados pelo chefe de sala.

Também será preciso guardar todos os pertences, a Declaração de Comparecimento e o Cartão de Confirmação de Inscrição no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. 

Não pode

Não será permitido aos inscritos portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular e quaisquer dispositivos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio de qualquer tipo, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Durante os exames, o estudante também não pode usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, durante a realização das provas. 

Ainda é preciso ter cuidado com celulares ou equipamentos eletrônicos. Caso eles toquem, depois do fechamento dos portões, mesmo dentro do envelope porta-objetos, o candidato será eliminado.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF