Inscrições podem ser feitas até esta segunda, 7, pelo Siga

Entre os dias 08 e 11 de novembro, o departamento de Turismo do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a 12ª Semana do Turismo. Destinado a alunos e professores e, também, a pesquisadores e profissionais da cidade e região, o evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até esta segunda, dia 7.

Dentro da programação, a Semana do Turismo tem por objetivo qualificar a graduação por meio da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e profissionais que se dedicam ao desenvolvimento do turismo local. Organizado anualmente desde 2002, o evento conta com o apoio e a parceria de discentes da disciplina de Eventos, de docentes, do Centro Acadêmico de Turismo (CATur) e da Empresa Júnior Inova Rumos.

Segundo a professora Romilda Lopes, organizadora do evento, a 12ª edição, que já conta com cerca de 600 inscrições, representa o retorno da Semana do Turismo após um hiato por conta das regras de distanciamento social e da crise sanitária impostas pela pandemia da Covid-19. Para chegar a um formato ideal para a realização do evento, Romilda destaca que foi feita uma pesquisa para sondagem do interesse do público-alvo. Entre as áreas de maior interesse, estão o planejamento, a gestão e o desenvolvimento regional do turismo.

“O evento será realizado de forma híbrida, com alguns minicursos ministrados em formato on-line. Já as conferências e rodas de conversas serão presenciais, sem transmissão ao vivo, visando que os estudantes se relacionem e façam networking com palestrantes e ministrantes de minicurso. Trazer essas pessoas que já estão atuando possibilita que nossos alunos se vejam no mercado”, ressalta.

Além disso, a professora destaca o tema geral do evento, que é “Cocriando o futuro do Turismo”. “Trazemos a discussão de como podemos elaborar em conjunto as novas possibilidades de vivências e experiências no Turismo, sejam elas voltadas para o mercado, seja para a pesquisa ou para a criação de políticas públicas. Acredito que isso funciona como uma maneira de melhorar a formação de nossos alunos”, finaliza Romilda.

Confira a programação completa.

Outras informações:
Inscrições no Siga