O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) teve desempenho de destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, do Jornal Estadão, que avaliou a qualidade dos cursos de ensino superior oferecidos em território nacional.

O Guia da Faculdade é uma avaliação independente e a participação dos cursos é voluntária. Nove cursos da UFJF-GV foram avaliados, dos quais oito receberam quatro estrelas, sendo considerados muito bons (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia); e um recebeu três estrelas, sendo considerado bom (Farmácia).

Para o coordenador acadêmico da UFJF-GV, Alex Sander de Moura, o levantamento, publicado na última sexta, 4, demonstra o contínuo desenvolvimento dos cursos de graduação da instituição. “A UFJF-GV tem, ao longo dos seus 10 anos de existência, implementado várias ações no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação que tem contribuído para o fortalecimento dos nossos cursos de graduação”.

De acordo com a professora Rose Mara Ortega, coordenadora do curso de Odontologia na período da avaliação, o questionário do Guia do Estadão aborda várias questões dentro das dimensões estabelecidas pelo Ministério da Educação como infraestrutura, corpo docente e projeto pedagógico do curso. “Sendo assim, o resultado da avaliação representa uma evolução positiva de todos os nossos esforços, sempre com o objetivo de fornecer uma educação/formação superior de qualidade. A dimensão corpo docente merece destaque, pela formação, pela produção científica de qualidade, pelos projetos de iniciação científica, pelos projetos de extensão, pela organização e participação em eventos. O Projeto Pedagógico do Curso é muito bem estruturado em todas as dimensões, com um caráter dinâmico, principalmente em relação aos métodos de autoavaliação, o que nos permite viabilizar melhorias no sistema de ensino-aprendizagem”. Odontologia melhorou seu desempenho na avaliação ao subir de três para quatro estrelas.

Simone Cristine Araújo Lopes, coordenadora do curso de Direito, considera que as quatro estrelas, somadas aos altos índices de aprovação de discentes no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) refletem a qualidade do ensino de Direito na UFJF-GV. “O Projeto Pedagógico do Curso contempla uma flexibilidade pouco comum em outras instituições de ensino, abarcando um grande leque de interesses para os discentes que cursam em período integral. Os discentes têm alcançado alto índice de aprovação no chamado Exame de Ordem, tendo sido o índice divulgado em junho em 2022 pela OAB nacional como o maior dentre os cursos de Direito em Governador Valadares: 63,64% dos aprovados. Isso pode estar relacionado, também, ao fato do total do corpo docente efetivo ter titulação como doutorado ou mestrado, impactando no aproveitamento acadêmico dos conteúdos da área”.

Já a coordenadora do curso de Fisioterapia, Thaís Santos Contenças, credita as quatro estrelas à melhoria da infraestrutura do local em que as disciplinas são oferecidas. “Desde 2021, o curso de Fisioterapia conta com um amplo espaço, exclusivo ao curso, equipado com salas de aula e ambulatórios para realização de aulas teóricas e práticas e atendimento à comunidade. Além disso, dentre os quesitos bem avaliados podemos citar o Projeto Pedagógico do Curso, a qualidade de nosso corpo docente e o envolvimento dos servidores e alunos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor João Paulo de Oliveira Louzano acredita que o resultado demonstra a qualidade do ensino superior público e gratuito oferecido em Governador Valadares. “Tenho orgulho em ver o curso de Ciências Contábeis da UFJF-GV recebendo o reconhecimento pelo ensino gratuito e de qualidade ofertado, precisamos continuar lutando em defesa da educação pública de qualidade que impulsionam nosso futuro, que valoriza nossas instituições e forma excelentes profissionais”.

Ao celebrar o resultado do curso de Administração, o coordenador Alcielis de Paula Neto ressalta que é possível melhorar ainda mais. “As expectativas de resultados e alcance de indicadores ainda mais promissores é grande em função da consolidação da qualificação plena de nossos colaboradores docentes e da reestruturação sistemática das nossas estruturas curriculares e dos protocolos internos do curso às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Também da incorporação de metodologias de ensino e aprendizagem que legitimam o protagonismo profissional, humano e ético de nossos estudantes, garantindo assim, a empregabilidade dos mesmos e, com efeito, uma sociedade mais harmoniosa e próspera”.

O levantamento avaliou instituições públicas e privadas que oferecem ensino presencial ou a distância. O ranking pode ser encontrado na íntegra no site do Guia da Faculdade.