Trabalhadores do HU contribuíram para que Aloísio Silva continuasse seu curso de licenciatura em Ciências Sociais (Foto – Carolina de Paula/UFJF)

O aluno de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Aloísio Carlos Oliveira Silva, recebeu, nesta quinta-feira, 27, o empréstimo de uma cadeira de rodas. O equipamento, doado por trabalhadores do Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF) ao Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), irá colaborar para a locomoção e permanência do estudante na instituição.

Silva formalizou a demanda junto à Universidade porque estava com dificuldade de acesso às aulas no Instituto de Ciências Humanas (ICH). “É de extrema importância receber uma cadeira de rodas para o deslocamento dentro do campus. Tenho 49 anos, sou amputado bilateral e preciso fazer uso de pernas mecânicas, muletas ou cadeira de rodas. Como tenho a minha própria, vi necessidade de solicitar uma à UFJF, repondo a ausência de minha cadeira enviada para manutenção”, conta o aluno.

Ao tomar conhecimento da demanda de Silva, a coordenação do NAI buscou estratégias mais ágeis para a aquisição, visando a resguardar o processo de aprendizagem do estudante. “Não tínhamos este equipamento. A primeira ideia foi procurar o Hospital Universitário (HU) para verificar se havia lá alguma cadeira que pudesse ser cedida ou emprestada”, afirma a coordenadora do NAI e pedagoga do quadro técnico-administrativo em Educação da UFJF, Nádia Ferreira Faria Braga.

Ela acrescenta que, embora o hospital também não tivesse o equipamento, alguns trabalhadores daquela unidade se cotizaram para ajudar na resolução do caso. “Para nossa surpresa, recebemos um ofício do HU, no qual era informada a mobilização de 15 pessoas para a compra e doação do equipamento.”

Uma das organizadoras da ação solidária foi a farmacêutica Erika Monteiro. “Somos um grupo de amigos que se uniram no período da pandemia com intuito de ajudar as pessoas no que estivesse ao nosso alcance. E, depois da pandemia, continuamos unidos, mas atendendo a demandas pontuais. O HU estava tentando viabilizar a cadeira, mas sabemos também ser um item que geralmente não temos em sobra aqui no Hospital. Assim, viabilizamos por doação, via sociedade civil.”