Professor Daniel Duarte, de amarelo, junto aos estudantes da equipe de Direito. (Foto: divulgação)

A qualidade do ensino prestado pelo campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foi novamente atestada através dos resultados colhidos pela comunidade acadêmica. Estudantes do curso de Direito estão entre os finalistas da 3ª Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, uma das principais disputas jurídicas nacionais, que reúne equipes de todo o país. A etapa final acontece nos dias 11 e 12 de novembro, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Instituto de Ciências Penais, o evento visa estimular estudos aprofundados e discussões relevantes a partir de casos práticos. A disputa é dividida em duas fases: escrita e oral. A primeira foi eliminatória, e consistiu no desenvolvimento de manifestações jurídicas sobre um caso concreto de direito. A fase final será uma etapa de debates orais, onde as equipes finalistas se enfrentarão e sustentarão suas teses jurídicas perante uma comissão julgadora, que avaliará os participantes e procederá a arguição oral.

Equipe se reúne semanalmente na preparação para a fase final da competição. (Foto: divulgação)

Os finalistas da UFJF-GV se reúnem semanalmente na preparação para a final, com orientação do professor de Direito Processual Penal, Daniel Duarte, que destaca a importância da participação em atividades do ramo. “Vejo como muito produtivo esse tipo de atividade, pois competências muito importantes para o profissional do direito nos tempos atuais são estimuladas e trabalhadas, como o desenvolvimento da oralidade, a desenvoltura e o dinamismo em situações de pressão, além da criatividade e a técnica para encontrar soluções jurídicas modernas e condizentes com o amadurecimento das discussões e técnicas jurídicas contemporâneas”.

Ainda segundo o docente, a competição representa aquisição de conhecimento aos estudantes, enquanto reforça nos professores o sentimento de dever cumprido: “Com toda certeza será uma experiência muito proveitosa para os estudantes da equipe e agregará bastante na formação de cada um. É também mais um feito importante para o curso de Direito da UFJF-GV, que em poucos anos de existência, já elenca vários reconhecimentos relevantes. Trata-se, sobretudo, de mérito de nossas alunas e alunos que são extremamente dedicados e interessados em buscar sempre estarem atualizados”.

A oportunidade é vista com entusiasmo pelo estudante do 10º período de Direito, André Lopes. “A participação nesse evento nacional tem possibilitado o estudo e a aplicação do Direito Penal e Direito Processual Penal, tanto na posição de acusação quanto na defesa. Nesse percurso, a posição dos docentes, experientes academicamente e profissionalmente, tem sido relevante para conciliar, na competição, o conteúdo da sala de aula com as perspectivas profissionais e a prática forense”.

Além de André Lopes, a equipe da UFJF-GV é formada pelos discentes Ana Victoria Caetano, Nuno Alvim, Vitória Helena Almeida, Ítalo Cordeiro, Mateus Ramos, Mateus Ribeiro e Letícia Serra. Para saber mais sobre a competição, clique aqui.