O Centro Acadêmico (CA) Mário José dos Santos organiza, de 7 a 11 de novembro, a 27ª Semana de Filosofia, que acontece em formato presencial no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o tema “Verdade: história e usos de um conceito”, o evento conta com 13 palestras de professores da UFJF e de outras instituições, bem como minicursos e mesas de debates. As inscrições, no valor de R$ 20, estão abertas para estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas, mas também para acadêmicos de outras áreas.

O vice-presidente do CA de Filosofia, Manoel Fernandes, explica que a escolha por uma temática mais ampla se deu com o objetivo de trazer para a Semana perspectivas distintas das tradições filosóficas. “O conceito de ‘verdade’ permite que tenhamos uma abrangência maior. Assim, teremos palestrantes especialistas em filosofia antiga, medieval, contemporânea, mas todas discutindo um mesmo problema, que não é apenas de interesse teórico, mas que se relaciona com práticas sociais das Ciências Humanas, bem como com as discussões políticas cotidianas.“

O uso político-social da Filosofia, portanto, é um dos focos da Semana. Neste sentido, como detalha Fernandes, as múltiplas apresentações do conceito de “verdade”, constituído e reconstituído ao longo da história da Filosofia, permitem que o público possa refletir a respeito das profundas e complexas relações socioeconômicas, culturais e simbólicas do mundo contemporâneo.

Entre os palestrantes convidados, estão docentes da UFJF, das universidades federais de Lavras (Ufla), do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de São João Del Rei (UFSJ). As palestras serão realizadas entre segunda, 7, e sexta, 11, nos períodos da manhã e da tarde.

Durante toda a semana, entre 10h e 12h, ainda serão realizadas as “Comunicações Científicas”, nas quais estudantes de graduação e mestrado terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos e debatê-los. “As Comunicações tem como intuito valorizar o trabalho dos alunos. Tais apresentações visam publicizar a pesquisa feita pelos discentes, principalmente, no âmbito da UFJF, e são uma preparação para uma fala científica em público. Será permitida a participação mais ampla possível, com temáticas que podem ou não estar relacionadas à temática central da Semana”, explica a presidente do CA, Mariana Rezende Ribeiro.    

Outras informações no perfil do CA da Filosofia no Instagram.

Confira a programação completa da XXVII Semana de Filosofia: