O projeto de extensão “Aprendizagem e aperfeiçoamento da natação”, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para crianças, adolescentes e adultos que tenham interesse em cair na piscina. Serão oferecidas gratuitamente 90 vagas, divididas entre turmas para diferentes faixas etárias. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Faefid até o dia 31 de outubro.

Segundo o coordenador do projeto, professor Edson Faria, as aulas são oferecidas às terças e quintas-feiras, a partir do dia 03 de novembro. Para as crianças, entre seis e 10 anos, o horário é às 15h; para adolescentes, com idade entre 11 e 17, às 16h; e, para os adultos, às 17h. Cada turma conta com 30 vagas. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, haverá um sorteio, marcado para terça, 01 de novembro, nos horários respectivos de cada turma. Faria faz questão de ressaltar que somente conseguem as vagas aqueles que estiverem presentes no sorteio.

Voltado para a comunidade juiz-forana e para alunos e trabalhadores da UFJF, o “Aprendizagem e aperfeiçoamento da natação” existe desde 1986 e só teve suas atividades interrompidas durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, o projeto conta com quatro estudantes da Faefid como tutores nas aulas. Faria ainda explica que não há restrições quanto à participação, inclusive para pessoas com deficiência. O que basta é a vontade de aprender e de nadar.

“Sempre tivemos ótima receptividade por parte da comunidade. Para os estudantes da Faefid, trata-se de uma oportunidade de vivenciar a situação de docência no ensino da natação. Eles ainda participam de um grupo de estudo, no qual realizam atividades nessa área. Já para as crianças e, principalmente para os adolescentes participantes, ofertamos o ambiente da Universidade, que é formativo por excelência. Trabalhamos com eles algumas ideias, como a valorização dos espaços públicos e a importância do oferecimento de oportunidades para uma parcela da população que, por muitas vezes, não tem acesso a esse tipo de serviços”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-3280 (secretaria Faefid).