A coordenação do Projeto de Universalização (PU), parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Faculdade de Letras (Fale), lança nesta terça-feira, 25, edital de seleção voltado para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que visa a oferta de bolsas para o ensino de línguas estrangeiras. Serão oferecidas as disciplinas instrumentais em Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Latim e Libras e os candidatos podem se inscrever, pelo módulo Eventos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) até as 20h do dia 31 de outubro.

Para participar do projeto, os estudantes devem ser regularmente matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado da Universidade e estar cursando ou ter cursado disciplinas das línguas oferecidas. O regime de participação é de 16 horas semanais, com a duração de quatro semestres letivos. Segundo o edital, o valor das bolsas de R$333,75 corresponde a uma turma com quatro aulas semanais.

A respeito do processo seletivo, após o deferimento das inscrições, os candidatos serão submetidos à prova escrita, e/ou sinalizada para Libras, no dia 8 de novembro, entre 9h e 12h, no auditório da Faculdade de Letras (Fale). Ainda haverá curso de treinamento, a ser realizado em formato on-line nas datas de 22 e 23 do próximo mês. Por fim, em 24 e 30 de novembro, os candidatos devem preparar uma prova-aula. A previsão para divulgação do resultado final é de 5 de dezembro.

“Este é um projeto que existe desde o ano 2000 e que vem se modificando e se adaptando ao longo desse tempo. Sua importância se dá por possibilitar o acesso aos alunos da UFJF de uma língua estrangeira na abordagem instrumental. É uma oportunidade de se capacitar para processos seletivos que exigem tais conhecimentos. Já para os bolsistas, esse é um projeto de iniciação à docência, além de contar como estágio obrigatório”, destaca a coordenadora do PU, professora Cristina Villaça.

Confira o edital completo

Outras informações: (32) 2102-3883.