O professor do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Amarildo Melchiades da Silva, lança, nesta quinta, 27, às 19h30, no Centro de Ciências, o livro “O Modelo dos Campos Semânticos: um modelo epistemológico em Educação Matemática”.

A obra apresenta a teoria produzida pelo educador brasileiro Romulo Campos Lins, falecido em 2017, com o objetivo de instrumentalizar pesquisadores, professores e estudantes de licenciatura que atuam com alunos com dificuldades na disciplina. A obra ainda apresenta uma caracterização singular das noções de conhecimento, produção de significados, processo comunicativo e campo semântico, que são fundamentais na leitura do que se denominam “ações enunciativas (fala, gestos, registros escritos) do sujeito”.

Silva conta que Lins foi seu orientador de doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e que suas pesquisas foram apresentadas em artigos e conferências ao longo de quase três décadas de atuação. A ideia do livro é organizar, para o leitor, em um único lugar, as principais ideias do educador matemático e indicar as transformações pelas quais passaram seu pensamento, que sofreu influência de pensadores como os psicólogos russos Lev Semionovitch Vigotski e Aleksei Nikolaievitch Leontiev e o filósofo estadunidense Nelson Goodman.

“O Modelo dos Campos Semânticos foi elaborado com a finalidade de entender por que os alunos dizem o que dizem. Segundo seu criador, a proposta apenas faz sentido enquanto está em movimento, sendo utilizada na pesquisa ou em sala de aula, não sendo uma teorização apenas para ser estudada, mas para ser colocada em ação. Por este motivo, este livro pode contribuir de maneira efetiva para a pesquisa, para a docência e para todos os interessados em entender a produção de significados de seus alunos”, resume Silva.

Novas metodologias de ensino são temas de outra obra

Na mesma oportunidade, será lançado o mais novo livro do professor do Departamento de Matemática e coordenador do PPGEM da UFJF, Willian José da Cruz. Com o título “Experimentos mentais: uma nova metodologia para o ensino de Matemática”, a publicação tem o objetivo de oferecer aos profissionais da área e à comunidade acadêmica processos de experimentação, analogias e criatividade para o desenvolvimento de atividades e/ou conceitos matemáticos em sala de aula.

“Estamos iniciando uma nova era para a formação de professores que ensinam Matemática. A proposta de uma nova metodologia que tenha repercussão na aprendizagem, que é o caso do meu livro, e a consistência teórica e metodológica da publicação do professor Amarildo vão na direção da construção de um ambiente que se preocupa principalmente com o que a pesquisa pode ajudar na transformação dentro das salas de aula”, ressalta Cruz.

Ambos os livros estão disponíveis no site da editora Ciência Moderna ou em sites de compras de livros na internet.