Para celebrar o Dia do Servidor Público, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove uma série de atividades, entre os dias 24 e 27 de outubro. A programação, que contempla palestras, rodas de conversa, homenagem aos aposentados, apresentação de dança do ventre, entre outras iniciativas, acontece no campus sede e em Governador Valadares, através da modalidade híbrida.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, a realização da Semana do Servidor no ano de 2022 tem um significado especial mediante a possibilidade da realização de encontros presenciais, diferente do ano anterior que ocorreu de forma remota, em decorrência da pandemia de Covid-19.

“Será um momento de acolhimento, troca de experiências e informações sobre saúde e relações interpessoais, vivências, como a yoga e apresentações artísticas”, destaca Renata. “Será uma possibilidade de encontros, entre nós servidores, um momento de convivência para conhecermos nossas habilidades e talentos, para além do trabalho diário. Sendo assim, a proposta é fortalecer o elo com a UFJF, através do reconhecimento de nosso trabalho em prol da educação pública. Tal reconhecimento será estendido aos aposentados, através de realização de homenagem por todo trabalho desenvolvido em nossa instituição”, completa a pró-reitora.

Programação 

As atividades começam na segunda-feira, 24, às 9h30, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, momento em que o reitor Marcus David, acompanhado da vice-reitora Girlene Alves e da pró-reitora de Gestão de Pessoas Renata Faria, acolhem os participantes para dar abertura às inúmeras ações previstas no evento. Em seguida será realizada a palestra “Autocuidado e Saúde Mental”, com a professora do curso de Psicologia, Fabiane Rossi. No final do primeiro dia da solenidade, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) sedia, às 17h, uma homenagem aos servidores aposentados.

A Semana do Servidor também traz outras atividades, entre elas, a prática de Yoga, rodas de conversa e palestras que abordam temas relacionados à saúde e ao bem-estar. Além disso, também acontece o “Café com Arte”: espaço para que o servidor e/ou familiares possam apresentar talentos como produtos culinários, artesanatos, trabalhos manuais e cultivo de plantas. Os servidores são convidados a trazer um lanche para compartilhar entre os participantes.

Confira a programação completa.

Servidor público

O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis, com direitos e deveres desses funcionários, foram instituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é se comemora a data. O artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF