A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na manhã desta quinta-feira, 20, o resultado de deferimento da inscrição e a convocação para as entrevistas com os estudantes de diferentes cursos de licenciatura e professores supervisores que se inscreveram para atuar no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), conforme editais publicados em 26 de setembro.

De acordo com a professora da Faculdade de Educação e coordenadora de licenciaturas da UFJF, Mylene Santiago, 70 professores da educação básica se inscreveram para as 15 vagas de supervisão, enquanto 192 estudantes de licenciatura concorrem às 120 bolsas disponíveis. As vagas oferecidas estão distribuídas nas seguintes áreas: Arte, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, Inglês e Espanhol, Interdisciplinar Sociologia e História, Letras-Libras, Matemática, Pedagogia (Educação para Jovens e Adultos) e Química.

Mylene mostra preocupação ao fazer uma avaliação geral da adesão ao processo seletivo. “Cada área ofereceu em torno de oito vagas. A procura foi grande, por exemplo, para a área de Letras-Libras. No entanto, observo que, em outras, como Espanhol e disciplinas ligadas às Exatas, houve baixa adesão. Isso se reflete não somente em Juiz de Fora, mas em outras cidades, bem como em instituições públicas e privadas. Embora tenha havido uma ampla divulgação, também houve pouca procura por parte dos professores supervisores, muito em função do baixo valor das bolsas oferecidas”, aponta Mylene.

Pibid

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de Educação Superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Além disso, também desenvolve ações com docentes da educação básica habilitados a supervisionar trabalhos realizados pelos discentes selecionados pelo Pibid.

As entrevistas serão realizadas entre os dias 20 e 26 de outubro. É preciso estar atento ao local, data e horário, publicados em documentos divulgados pela Prograd. Confira as listas de inscrições deferidas e as datas e horários das entrevistas na página da Prograd.

Para outras informações, acesse os editais para seleção de bolsistas de iniciação à docência e para professores supervisores.