O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPgCAS/UFJF-GV) promoveu, no último dia 10 de outubro, o I Seminário de Internacionalização voltado para docentes e estudantes vinculados ao programa.

A importância das atividades de intercâmbio internacional para o crescimento do programa, bem como os caminhos que podem ser seguidos pela comunidade acadêmica para alavancar as ações de internacionalização, foram os temas apresentados pelo professor Ciro José Brito, do Departamento de Educação Física da UFJF-GV, um dos convidados do evento.

Temas que foram reforçados pelo professor convidado Diego Ignácio Valenzuela Pérez, da Universidad Santo Tomás (UST – Chile). Ignácio Valenzuela destacou a relevância do convênio firmado entre a UFJF e a UST para o crescimento das duas instituições e ministrou ainda uma palestra sobre a importância dos limiares ventilatórios para a saúde.

Para o coordenador do PPgCAS e do evento, professor Rafael Binato Junqueira, o I Seminário de Internacionalização do PPgCAS cumpriu com o propósito de estimular o intercâmbio estrangeiro. “Apesar de sermos um programa jovem, a inserção gradativa de tais ações, que fazem parte do nosso planejamento estratégico, visam contribuir para a consolidação da internacionalização no longo prazo”, concluiu.