Os professores Henrique Antônio Carvalho Braga e Marcos Martins Borges assumiram direção e vice-direção, respectivamente, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia de posse, realizada nesta quinta-feira, 13 de outubro, contou com a presença do reitor, Marcus Vinícius David, e da vice-reitora, Girlene Alves da Silva, além de diretores e coordenadores de outras faculdades e cursos da UFJF.

Henrique Braga (à direita) assumiu a direção, ao lado do vice Marcos Borges (à esquerda), em cerimônia presidida pelo reitor Marcus David e pela vice Girlene Alves – (Foto – Alexandre Dornelas/UFJF)

Borges abriu a solenidade agradecendo ao corpo de técnico-administrativos em Educação (TAEs) e aos docentes pela ajuda durante os quatro anos em que esteve à frente da unidade. “Espero ter contribuído para a evolução da nossa faculdade. Vencemos tempos muito difíceis, tanto no que diz respeito à pandemia da Covid-19 quanto aos recentes cortes orçamentários que as universidades têm vivenciado. Mas estamos aqui, resistindo.”

Em seguida, Braga destacou sua relação com a Faculdade de Engenharia, na qual ingressou como estudante em 1978. Professor do Departamento de Circuitos Elétricos há 37 anos, ele se disse honrado por ocupar a mesma cadeira ocupada por Clorindo Burnier, o primeiro diretor da Escola de Engenharia, e por outros tantos que passaram pelo cargo ao longo de 108 anos de história.

O novo diretor destacou ainda as atividades realizadas por uma comunidade acadêmica formada por cerca de 200 servidores, mais de 2.500 estudantes ativos e matriculados, 50 laboratórios, dez cursos de graduação e quatro de pós-graduação, como o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), o Núcleo de Formação Continuada da Faculdade de Engenharia (Foco) e o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, além de muitos segmentos estudantis, incluindo o Diretório Acadêmico (DA).

“Nosso compromisso, meu e do professor Marcos Borges, como vice, é fazer com que nossa comunidade continue sendo ouvida com a máxima atenção, respeito e carinho e mantenha a sustentação dos feitos alcançados até aqui. Ouvir a comunidade, distribuir os recursos de forma equilibrada, apoiar os cursos de graduação e pós-graduação, tornar os processos mais eficientes. Essas são algumas das metas e propostas da gestão 2022-2026”, reforçou.

Ao final da cerimônia, o professor do Departamento de Transportes e Geotecnia, Guilherme Soldati (à direita) e o novo vice da Faculdade de Engenharia, Marcos Borges, subiram ao palco para celebrar a noite de festa e surpreenderam os presentes com clássicos do rock´n´roll (Foto – Alexandre Dornelas/UFJF)

Para fechar a solenidade, Marcus David destacou a importância da Faculdade de Engenharia para a história da UFJF. Além de parabenizar o novo diretor, o reitor fez um agradecimento especial ao professor Marcos Borges, por conta de seu trabalho à frente da unidade e como membro do Conselho Superior (Consu) durante o período da pandemia da Covid-19. Ele ainda compartilhou com os membros da Faculdade a situação das universidades públicas federais.

“O processo de arrocho orçamentário que estamos enfrentando não tem paralelo na história das universidades federais. O orçamento que estamos executando agora, em 2022, é 50% inferior ao que praticamos em 2015. Mesmo assim, a UFJF continuou passando por processos de expansão. Essa situação impôs cortes que comprometem a qualidade da nossa formação, como, por exemplo, a redução de bolsas de extensão, de treinamento profissional, de iniciação científica e monitoria. Como se não bastasse, vivemos uma ameaça ainda mais grave, que é o questionamento sobre a legitimidade das universidades. Isso mostra total equívoco do que é um projeto de nação civilizada. Não existem universidades em sociedades não democráticas”, afirmou.

Ao final da cerimônia, o professor do Departamento de Transportes e Geotecnia, Guilherme Soldati, e o próprio Marcos Borges subiram ao palco para celebrar a noite de festa. Eles surpreenderam os presentes tocando clássicos do rock’n’roll, como “Wish You Were Here”, da banda britânica Pink Floyd, e “Have You Ever Seen The Rain”, do grupo Creedence Clearwater Revival.