Curso acontecerá entre 24 de outubro e 13 de fevereiro de 2023 (Arte: Divulgação/IAD)

Estão abertas as inscrições para o Primeira Linha, curso básico de desenho instrumental promovido pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As aulas são gratuitas, em formato remoto, e ministradas por professores e alunos do Bacharelado em Design do IAD. Não é necessário conhecimento prévio, basta ser maior de 15 anos e possuir materiais simples como papel, lápis, caneta e borracha. O foco é o treinamento em desenho manual rápido (sketch).

“O sketch é um tipo de desenho feito a mão livre, comumente utilizado em projetos para o registro rápido de ideias. Assim, pessoas de diferentes contextos podem desenvolver habilidades para a representação visual de ideias, uma capacidade importante em várias áreas”, explica a coordenadora do Primeira Linha, professora Sílvia Xavier.

A docente do IAD ainda informa que o material utilizado será apresentado em diferentes mídias, como apostilas e vídeos. “Começamos com técnicas e conceitos básicos, como o desenho de linhas e formas. Evoluímos para conteúdos mais complexos, como o desenho de sólidos em perspectiva com pontos de fuga. Mas tudo será feito de forma gradual, permitindo que os participantes desenvolvam suas capacidades passo a passo”.

O Primeira Linha terá início no dia 24 de outubro e se estende até 13 de fevereiro do ano que vem. As aulas serão sempre publicadas na plataforma Google Sala de Aula às segundas-feiras, mas os participantes poderão escolher o melhor horário para acessar o material e cumprir a carga horária. A frequência será contabilizada a partir da entrega de exercícios semanais. Ao final do curso, os participantes que entregarem ao menos 75% das atividades receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF.

Sílvia comenta que este primeiro cadastro funciona como uma reserva de vagas. A matrícula para o curso será realizada diretamente por e-mail. Por isso, para que a inscrição seja efetivada, é preciso ter uma conta no domínio Gmail. Aqueles que realizarem o cadastro, devem aguardar contato da coordenação do Primeira Linha.

Sobre o Primeira Linha

Esta é a segunda edição do projeto de extensão do curso de Design da UFJF. A primeira foi realizada entre fevereiro e maio de 2022 e contou com a participação de 208 inscritos. Segundo Sílvia, aproximadamente metade do público era composto por estudantes de ensino superior, de áreas como design, arquitetura, moda e engenharias, bem como de cursos como biologia, turismo, veterinária, pedagogia, administração, nutrição, jornalismo, entre outros.

“Tivemos também 40 estudantes do ensino médio e 60 pessoas já formadas, profissionais de áreas diversas. O estado com maior participação foi Minas Gerais, mas também tivemos alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal”, ressalta.

Outras informações na página do Primeira Linha.