Trabalho de Tita Tully mescla ilustrações e intervenções digitais em fotografia (Foto: Divulgação)

Demonstrar as possibilidades semióticas da arte drag é o objetivo da exposição “ArtPoc: The Surreal Series”, que entra em cartaz na galeria do Forum da Cultura a partir desta terça-feira, 4. Idealizada pelo artista visual e músico Túlio Visentin, a mostra reúne uma série de autorretratos que focalizam a persona drag do autor, Tita Tully, em trabalhos que mesclam ilustrações e intervenções digitais em fotografia para criar um universo surreal, onde a imagem da drag traz referências e memórias afetivas do passado do artista, ao mesmo tempo em que cria uma dicotomia entre religião e pornografia, sagrado e profano.

Visentim explica que cada uma das artes apresentadas corresponde a uma música de seu álbum independente “ArtPoc”, ainda a ser lançado, realizado ao longo da pandemia de Covid-19. A proposta é criar, para a exposição, um ambiente semiótico e imersivo, no qual músicas e imagens se conectem para produzir narrativas com referências à cultura pop e ao “mainstream”, transitando em campos como moda, fotografia e ilustração. 

Para ele, trata-se de um projeto conceitual, que tem por objetivo ainda maior legitimar a drag como uma forma de arte. Selecionado em edital para ocupação da galeria, um espaço público e gratuito, Túlio Visentim acredita que assim contribui para romper com a marginalização a que essa arte ainda está sujeita. Na abertura da mostra, o artista vai receber os visitantes com sua persona Tita Tully e realizar uma performance. “O artista se torna a obra”, afirma. “Ser gay, artista e fazer drag sempre foi e será um ato político, transgressor e revolucionário”, complementa.

Túlio Visentim Neri Coutinho é artista visual, ilustrador, tatuador, drag queen, compositor e músico. Formou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design da UFJF, em 2018, e é graduando do Bacharelado em Artes Visuais na mesma instituição.

A abertura acontece nesta terça, às 19h. A mostra pode ser visitada até 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Outras informações
Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
forumdacultura@gmail.com