Lucas Leão (à direita) com o professor Paulo Haddad, que dá nome ao prêmio. (Foto: arquivo pessoal)

O trabalho de um egresso do curso de Ciências Econômicas do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) foi premiado no 20º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (Enaber), que aconteceu no final de setembro último em Salvador, na Bahia. O doutorando em Economia Lucas Leão levou pra casa o primeiro lugar no ‘Prêmio Paulo Haddad’ graças a um estudo que analisou os padrões sistêmicos setoriais e regionais dos serviços intensivos em conhecimento – os chamados KIBS – nos principais aglomerados urbanos brasileiros.

No artigo, que assina com Guilherme Silva Cardoso e Damares Lopes Afonso, Leão explica que “a importância relativa dos setores de serviços tem crescido continuamente, diante das transformações sociais, tecnológicas e produtivas das últimas décadas”, mudanças essas que “estão atreladas ao surgimento do fenômeno denominado servitização, que é a incorporação de serviços de negócios intensivos em conhecimento, KIBS, no processo produtivo manufatureiro”. O objetivo do trabalho foi justamente avaliar o padrão de localização e encadeamento desses setores, considerando os 11 maiores aglomerados urbanos do país.

O Enaber é considerado o principal evento brasileiro da área de economia regional e envolve universidades nacionais e internacionais em torno desse tema. O prêmio conquistado por Leão é uma das categorias de premiação do encontro, focado em incentivar a produção intelectual dos estudantes brasileiros que desenvolvem pesquisas sobre os fenômenos socioeconômicos em suas manifestações no território nacional.

Também participaram do evento outra egressa do curso, Jamaika Prado, além do professor do Departamento de Ciências Econômicas Hilton Manoel, que foi membro da comissão científica desta edição do Enaber.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.