*Atualizada em 7/10

Uma das etapas do Programa de análise da resiliência a desastres no contexto municipal é a especialização lato sensu Cidades resilientes a desastres (Arte: Divulgação)

Duas prefeituras serão selecionadas para participar do “Programa de análise da resiliência a desastres no contexto municipal” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que tem como objetivo principal capacitar servidores municipais e ofertar uma mentoria para desenvolver o Plano Local de Resiliência. A iniciativa tem parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Divulgado nesta segunda-feira (3) no site do  Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), o edital de chamamento público é aberto a prefeituras municipais no Brasil e em países com idioma português, sendo que cada administração pode apresentar uma proposta.

Para explicar os detalhes dessa submissão, será promovida uma live nesta quinta-feira (6), às 15h. A transmissão será feita pelo canal do Youtube Engenharia e Resiliência, do programa de extensão Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana (Nepru) da UFJF.

Confira a gravação da live realizada no dia 6/10

O encontro virtual contará com exposições de representantes da UFJF e do escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR, da sigla em inglês): Clément Da Cruz, assessor técnico da iniciativa MCR 2030 nas Américas e Caribe (UNDRR); Ana Carolina Antunes Vidon, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt); Gislaine dos Santos, coordenadora do Curso de Especialização “Cidades Resilientes a Desastres”; e Jordan Henrique de Souza, coordenador do Programa de análise da resiliência a desastres no contexto municipal (UFJF).

De acordo com o professor Jordan Souza, a live vai abordar diferentes aspectos, como orientações gerais e análise aprofundada sobre o contexto do programa, informações sobre a iniciativa, a criação do plano local de resiliência, diretrizes pedagógicas do curso e a formalização de convênio. “Esse curso é novidade não apenas na UFJF, mas nas atividades da iniciativa MCR 2030. É uma demanda bem específica, cuja parceria já vem se desenvolvendo há alguns anos. É a primeira vez que uma universidade cria uma pós-graduação exclusivamente para tratar das cidades resilientes e desastres, com o apoio do escritório”, enfatiza.

Da especialização ao Plano Local de Resiliência

A administração municipal selecionada poderá indicar de 12 a 24 servidores municipais atuantes em doze áreas específicas que deverão ter o nível mínimo de graduação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Com isso, o município contará com servidores capacitados com foco na análise contínua dos indicadores de resiliência municipal.

A proposta é que as prefeituras indiquem pelo menos um servidor de cada área (Imagem: Reprodução)

O Plano Local de Resiliência (PLR) será elaborado com rigor científico, baseado em comprovações documentais e meios de verificação, e terá diversos benefícios para os municípios, tais como: a implementação de metodologias de análises de cenário de riscos atuais com base nos dados reais dos municípios; assessoramento técnico aos gestores públicos relacionado à resiliência urbana; mentoria do quadro docente aos gestores públicos; análise do PLR, propondo ações de melhoria e acompanhamento.

O prazo das inscrições e envio da documentação vai até o dia 16 de dezembro de 2022 e o resultado final da seleção será em 27 de fevereiro de 2023. A especialização lato sensu Cidades resilientes a desastres é uma das etapas do “Programa de análise da resiliência a desastres no contexto municipal”, que deve se estender por 18 meses. Em 2024 será desenvolvido o Plano de Resiliência, com relatório final e entrega dos resultados.

“Entendemos que uma instituição de ensino superior tem o papel importante e estratégico de promover a capacitação dos gestores públicos para impulsionar o desenvolvimento local para a resiliência a desastres”, finaliza o professor.

Acesse o edital.

Canal para assistir a live: Engenharia e Resiliência