Curso é on-line, gratuito e confere certificação (Foto: Canva)

Em parceria com a American Chemical Society (ACS), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a terceira edição do Curso de Comunicação e Escrita Científica, voltado para estudantes, professores e pesquisadores. A coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila de Faria Pinto, aponta que iniciativas como essa contribuem, diretamente, “para aumentar a qualidade e a visibilidade do trabalho que é realizado em nossa instituição”. O curso, que será on-line e gratuito, acontece nos dias 6, 13 e 20 de outubro, e confere certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas até a data do evento.

Nesta edição, o professor será Osvaldo Novais de Oliveira Junior, diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos. O pesquisador é autor de mais de 650 artigos em periódicos especializados, além de dois livros de divulgação científica e um livro sobre escrita científica em inglês: “A física a serviço da sociedade”, “As linguagens do conhecimento” e “Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap”.

A primeira aula do curso, ministrada no dia 6 de outubro, abordará a “anatomia” de um artigo científico, detalhando as seções que esses documentos devem contemplar, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores de periódicos. Já no dia 13 de outubro, na segunda aula, o tema serão as estratégias para uma escrita mais efetiva em língua inglesa. A última aula, por sua vez, no dia 20 de outubro, encerra o curso com dez dicas gerais sobre como escrever um artigo científico.

Os certificados para os participantes serão emitidos a partir do dia 20 de novembro, destinados para todos que participaram integralmente do curso (ou seja, compareceram às três aulas previstas). As gravações e eventuais anexos serão enviados a todos os inscritos também após esta data.

Outras informações:
Inscrições para o Curso de Comunicação e Escrita Científica