Os anos finais do Ensino Médio se somam à fase da definição de qual carreira seguir, decisão que pode representar um desafio para muitos estudantes. Para auxiliar na escolha, participar de um evento que reúne diferentes cursos de instituições variadas pode ajudar; essa foi a proposta da Mostra de Profissões, realizada pelo Colégio Ibituruna. O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participa tradicionalmente do evento, que contou com mais uma edição no último sábado, 2.

Evento reuniu estudantes do ensino médio de escolas da cidade. (Foto: Gabriella Moura)

Estudantes e docentes de cursos de graduação do campus GV apresentaram práticas comuns da profissão em estandes distribuídos pelo evento. Enquanto alunos da Farmácia demonstravam análises de amostras no microscópio, discentes de Nutrição, Odontologia e Educação Física repassavam orientações de hábitos saudáveis e aferiam medições como peso e altura dos participantes. Após a visitação de estandes, graduandos de cursos como Administração, Economia, Medicina e Ciências Contábeis repassavam informações sobre a atuação profissional e os desafios da carreira nas oficinas realizadas nas salas de aula do colégio.

Além da exposição nos estandes, docentes da UFJF-GV participaram de oficinas. (Foto: Sebastião Junior)

Para a gerente de Graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta, a participação em eventos como a Mostra colabora para a inserção da Universidade no cotidiano da cidade. “Como somos um campus novo, estar no evento, se fazer ver, e ser conhecido, mostra aos participantes as opções que oferecemos na região, tanto para concluintes de escola pública quanto para os das instituições privadas de ensino”. São convidadas para o evento todas as instituições públicas e privadas de ensino médio da cidade.

A importância do evento também foi destacada pelo coordenador do curso pré-vestibular do Colégio Ibituruna, Hudson Roati. Segundo o organizador da mostra, “é a oportunidade de conhecer, ter contato e um pouquinho da experiência da rotina do curso, conversar com as instituições a respeito da forma de ingresso e enxergar as portas abertas que eles têm”.

Além de favorecer a escolha dos jovens futuros universitários, o evento permite que estudantes do ensino superior também apliquem parte do conhecimento obtido na graduação. “O momento ajuda a determinar a escolha dos que estão em dúvida, mas também nos proporciona repassar a vivência clínica e transmitir essa experiência aos estudantes”, destaca o aluno do 10º período de Odontologia, Guilherme Oliveira Lima, que participou, em 2016, como estudante de ensino médio, e agora participa como acadêmico da UFJF-GV.

Clique aqui e confira as fotos da 7ª Mostra de Profissões do Colégio Ibituruna.