A relação entre psicanálise e psiquiatria é um dos temas do II Simpósio de História e Filosofia da Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que, nesta edição, integra o I Congresso Internacional PhilPsyCh. O evento acontece entre os dias 27 e 29 de outubro em formato on-line. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico e são abertas e gratuitas para o público em geral. Interessados podem se matricular até o dia 25 de outubro. 

Além do Simpósio, fazem parte do Congresso Internacional, o VIII Seminário de Pesquisa do grupo de pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a IV Jornada de História da Psicanálise da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A inscrição prevê a participação nas atividades dos três eventos. 

Segundo a professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF e organizadora do Simpósio de História e Filosofia da Psicologia, Fátima Caropreso, durante a pandemia houve a associação com a rede de pesquisa PhilPsyCh. “O Congresso amplia a colaboração e o trabalho do grupo, com a participação de parceiros internacionais, além de apresentar resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da rede, consolidando a parceria e a internacionalização das pesquisas. Haverá a participação de pesquisadores da Europa, América do Norte e do Sul, de países como França, Itália, Espanha, Estados Unidos e Argentina”, destaca. 

Debates e mesa-redonda
Ainda de acordo com Fátima, não há um tema central de debate, mas as temáticas giram sempre em torno da filosofia e da história das Ciências Humanas – eixo em torno do qual a rede se organiza. “Os estudos filosóficos e históricos sobre a psicanálise têm um lugar de destaque porque muitos membros da rede trabalham com isso. Haverá, assim, trabalhos sobre a relação entre psicanálise e psiquiatria, psicanálise e epistemologia histórica, sobre fenomenologia e hermenêutica e sua relação com a psicanálise e as ciências humanas, além de questões estético-filosóficas como o niilismo”, enumera a professora, que destaca também a mesa-redonda sobre o livro “Hegel e Lacan: cinco conferências em filosofia da psicanálise”, trabalho do filósofo brasileiro Bento Prado Júnior, editado por um dos pesquisadores da rede. 

Na avaliação de Fátima, a pesquisa filosófica em Psicologia contribui para a compreensão das teorias psicológicas e de suas consequências práticas e possibilidades de aplicação. Dessa forma, os temas dos debates do evento são relevantes, também, para profissionais que estão no mercado. “É uma área de pesquisa acadêmica, mas, mesmo para o profissional, compreender melhor a teoria em que se baseia sua prática é uma maneira de não se restringir a receitas prontas e ter uma relação mais autônoma e proativa com o exercício da profissão”. 

Além do Congresso Internacional, a partir do dia 27, acontecem as prévias da Conferência. No dia 20 de outubro, haverá a mesa “O sujeito na psicanálise em Freud e Lacan, considerações sobre a subjetividade”. Para se inscrever, é preciso acessar o link do evento

Programação completa do Congresso

Outras informações
philpsychrede@gmail.com
Página do evento no Facebook
Página do evento no Instagram