Evento é gratuito e aberto ao público

Os programas de pós-graduação em Ciências Sociais (PPgCS) e em História (PPgHis) convidam para o segundo encontro do Ciclo de Debates ICH: Análises sobre o Brasil, no dia 5 de outubro, às 19h, no auditório 3 do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH/UFJF). Para essa edição, que será a aula inaugural do segundo semestre, foram convidadas as pesquisadoras Caroline Bauer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Esther Solano, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com o título “Refletindo sobre o negacionismo e democracia no Brasil Contemporâneo”, o objetivo do encontro gratuito e aberto ao público é estimular o pensamento crítico.

O negacionismo histórico tem sido uma preocupação de historiadores em função da disseminação de informações falsas e de desinformação para a população, por ser uma ferramenta que contribui com atitudes e práticas antidemocráticas. Carolina Bauer informa que tais assuntos serão abordados no encontro, “embora o negacionismo não seja um fenômeno restrito à contemporaneidade, nos últimos anos ele tem adquirido alguns conteúdos específicos, principalmente instrumentalizando assuntos da história brasileira com finalidades políticas”. Esther Solano ressalta que o encontro será bastante interessante, “pois teremos a oportunidade de apresentar características da extrema-direita brasileira e estratégias do campo democrático para enfrentá-la”.

João Dulci, coordenador do PPgCS, ressaltou que além de ser a aula inaugural dos dois programas, o que é um esforço conjunto louvável, “é importante para ajudar a compreender o Brasil contemporâneo, como as forças políticas se organizam e os resultados disso em nossa realidade. Para graduandos e pós-graduandos, além de uma reflexão em termos acadêmicos, é a oportunidade de estar em contato com duas professoras das mais produtivas e competentes em suas áreas de conhecimento”, completa.

“Trata-se de um momento de grande relevância para a comunidade. Será um debate justamente três dias após o primeiro turno das eleições com duas referências acadêmicas. Aspectos políticos e históricos serão levantados para a compressão do Brasil”, reforça Leandro Gonçalves, coordenador do PPgHis. “Para o Programa, trata-se de um momento muito especial. Acabamos de ser classificados pela Capes com nota 6. Esse debate representa mais um esforço de transmissão do conhecimento e pesquisa. Queremos provocar reflexões e trocas de conhecimentos sobre aspectos históricos que impactam a sociedade contemporânea, principalmente com o avanço da extrema-direita, que fomenta o negacionismo, criando instabilidade e ameaça a democracia”, reforça Pereira.