Estudantes que irão participar da Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no dia 10 de outubro podem retirar os convites até sexta-feira, 7 de outubro. Cada formando terá direito a sete ingressos. A entrega das entradas será realizada na Diretoria de Imagem Institucional – localizada no campus sede, no prédio da Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Martelos – entre 8h e 18h. 

No ato da entrega dos convites, os estudantes receberão orientações quanto à colação. Serão três cerimônias, às 17h, 19h e 21h, no Cine-Theatro Central. A estimativa é de que, ao todo, 750 formandos participem da Colação de Grau Unificada. Formandos dos cursos de Educação à Distância (EAD) podem retirar os ingressos no dia da colação logo ao chegarem ao Cine-Theatro Central. 

Caso o graduando não possa comparecer à Diretoria de Imagem Institucional para buscar os convites, outra pessoa poderá representá-lo. Para isto é necessário apresentar um documento com foto do formando. 

Os interessados em garantir mais convites para a cerimônia, além dos sete destinados para cada aluno, podem participar da redistribuição de convites excedentes, a ser realizada em 7 de outubro, na Diretoria de Imagem Institucional, das 17h às 18h. 

Juramentistas e oradores

Os juramentos serão feitos por um formando de cada um dos cursos presentes na colação. A escolha dos juramentistas será feita por cada turma e o nome do representante  deve ser enviado até 5 de outubro para a Equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional, pelo e-mail cerimonial@ufjf.br. O juramento e as devidas orientações serão enviadas aos estudantes escolhidos, também por e-mail. 

Quanto aos oradores, haverá um para cada cerimônia de colação de grau. Na cerimônia das 17h, o orador será do curso de Medicina Veterinária; na cerimônia das 19h, será de Ciências Exatas; e na última cerimônia, às 21h, a fala será proferida por um estudante de Nutrição. Os cursos dos oradores foram definidos em sorteios realizados nas reuniões entre a Equipe de Cerimonial e os representantes de turma na última terça-feira, 27. A escolha do orador é de responsabilidade das turmas e o nome definido deve ser enviado para o e-mail da Equipe de Cerimonial até 5 de outubro. As orientações aos oradores também serão enviadas por e-mail. 

Atendimento especial 

Formandos e convidados que precisarem de atendimento especial, podem fazer a solicitação à equipe de Cerimonial via e-mail, até 5 de outubro. Na mensagem, deve-se informar o tipo de auxílio necessário. Alunos estrangeiros e/ou nascidos fora do país que queiram ter o hino de seu país executado durante a cerimônia devem entrar em contato com a Equipe de Cerimonial por e-mail até a mesma data.

Situação com Biblioteca e orientações sobre diploma

Antes de receberem o diploma, todos os formandos devem regularizar eventuais pendências com a Biblioteca Central. Isso inclui devolução de livros em atraso ou não e pagamento de multas em todas as matrículas, caso o estudante tenha mais de uma. Para consultar a situação junto à Biblioteca, basta acessar o Siga 3, clicar em “Biblioteca” e depois em “Meu Pergamum”. É fundamental que os empréstimos de todas as matrículas sejam consultados. Em caso de multa, o formando deve enviar e-mail para atendimento.cdc@ufjf.edu.br, informando nome e matrícula, e solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento. Após o pagamento, a ser realizado no Banco do Brasil, o formando deve enviar o comprovante para que seja efetuada a baixa no sistema de gerenciamento de bibliotecas. 

O Termo de Colação de Grau estará disponível para assinatura no Siga trinta minutos antes do início da cerimônia. A emissão da Declaração de Conclusão de Curso estará disponível para os formandos no mesmo dia da colação, a partir das 23h. Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a UFJF não irá expedir diplomas físicos. Os diplomas digitais serão emitidos progressivamente e, à medida em que forem feitos, os formandos serão informados sobre como acessar o documento pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). 

Outras informações: cerimonial@ufjf.br ou pelo telefone (32) 2102-3966