Colação reuniu 50 formandos da UFJF-GV. (Foto: Gabriella Moura)

A Universidade Federal de Juiz de Fora apresentou à sociedade 50 novos profissionais egressos do campus Governador Valadares. A cerimônia aconteceu nessa terça (27) e reuniu familiares e amigos de formandos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Entre os presentes no auditório, o sentimento era de orgulho e dever cumprido pela conquista dos recém-formados.

Pró-reitor de Graduação representou reitor na cerimônia. (Foto: Gabriella Moura)

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon, destacou a importância da colação de grau para os formandos e para a sociedade. “Receber o diploma de graduação em uma universidade pública federal é um mérito especial, e esse diploma representa uma prestação de contas da UFJF com a sociedade. Hoje, vocês representam a importância do ensino público para Governador Valadares e região, e poderão devolver seu conhecimento para uma sociedade que precisa tanto de cuidado”, ressaltou Caon em sua fala, na ocasião, representando o reitor Marcus David.

Carolina destacou emoção em colar grau na UFJF-GV. (Foto: Gabriella Moura)

A felicidade também deu o tom na fala dos formandos. Emocionada, a agora nutricionista Carolina Aparecida de Sousa relembrou as dificuldades encontradas durante a graduação, e reforçou o papel essencial do acolhimento institucional nessa etapa. “Sou de São Geraldo da Piedade, e tive que morar com conhecidos até conseguir me estabelecer em Valadares. Somos de uma família simples, tive que conciliar a faculdade com o trabalho, e se não fosse a Universidade Federal e os auxílios que consegui na graduação, não teria chegado até aqui”.

Kevin e sua família comemoraram conquista na cerimônia. (Foto: Dante Rodrigues)

Para o educador físico Kévin Cristian Oliveira, o momento é de gratidão pela oportunidade: “cada um tem suas lutas e sabe o quanto foi difícil chegar aqui. Agradeço aos professores e servidores pelo ensinamento. Tenho um amor imenso pela UFJF-GV, e conquistar uma formação de qualidade nessa Universidade é muito emocionante”. Para o futuro, ele pensa em seguir carreira profissional na área, mas não descarta voltar às salas de aula, “seja em uma pós-graduação ou carreira acadêmica, pois a UFJF-GV foi criando em mim essa paixão pela docência”, finaliza. Ao lado dele, a mãe, Sonia Aparecida Freitas, disse estar com o coração feliz pela conquista do filho e satisfeita por ter podido acompanhar a trajetória. “Ter uma Federal aqui foi importante demais. Deus abençoe que a Universidade continue honrando vidas, para que possamos estar com nossos filhos enquanto eles estudam. Estou muito feliz”.

Michelle e seus pais durante colação de grau. (Foto: Dante Rodrigues)

Atrás dos celulares que registravam todos os momentos da cerimônia, pais e amigos admiravam a conquista dos formandos. Enquanto as mães de Carolina e Kevin acompanhavam os discursos e juramentos, os pais taiwaneses da bacharela em Odontologia Michelle Chang, seguiam atentos, talvez entendendo um pouco menos, mas compartilhando da mesma alegria; em momentos como esse, a emoção dispensa palavras.

Diplomas

Colação reuniu formandos do Instituto de Ciências da Vida. (Foto: Gabriella Moura)

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a UFJF passou a expedir diplomas digitais. Os documentos serão disponibilizados progressivamente e, à medida que forem feitos, os alunos serão orientados acerca de como acessá-los pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). As declarações de conclusão de curso ficam disponíveis no Siga.

Clique aqui e confira todas as fotos da cerimônia.