A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) torna públicas nesta quarta-feira, 28, as listas de convocados pelo 7º Edital de Reclassificação da edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022.2) e o 7º Edital de Reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022 e do Vestibular de Música 2022. Esses são os últimos editais de reclassificação a serem lançados neste semestre. Foram convocados 59 estudantes pelo Sisu e 14 estudantes pelo Pism. As vagas são para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. 

A pré-matrícula on-line deve ser feita até as 23h59 do próximo domingo, 2 de outubro. Já a entrega da documentação necessária também deve ser feita, via internet, entre os dias 4 e 7 de outubro. Ambas as fases são obrigatórias para a entrada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O não cumprimento de quaisquer uma das etapas resulta na perda da vaga. 

Faça a pré-matrícula on-line do Sisu 

Faça a pré-matrícula on-line do Pism

Caso surjam dúvidas ou algum problema na realização da pré-matrícula, o candidato pode entrar em contato com a Cdara pelo e-mail cdara@ufjf.br até o dia 2 de outubro e informar o ocorrido. A matrícula não poderá ser requerida após o prazo estabelecido pelo edital. 

Documentos
A relação de documentos que devem ser entregues pelos ingressantes na universidade pode ser conferida no Regulamento de Matrícula da UFJF. Essa listagem varia de acordo com o grupo de acesso ou cota de escolha da pessoa convocada. Outras informações sobre a documentação, além de datas e horários de matrícula, podem ser conferidas no site da Cdara, o Pism e o Sisu

Orientações para o envio de documentação da matrícula 

Como enviar a documentação?
O envio da documentação deve ser realizado pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Para iniciar o envio, o candidato deve acessar o Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e, depois, clicar em “Receber código”, a ser enviado para o e-mail informado na pré-matrícula. 

Após receber o código, o estudante deve informá-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clicar em “Confirmar código”. Na sequência, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela, e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”. Finalmente, o candidato deve informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) para acessar o sistema. 

Depois que o primeiro acesso tiver sido feito e a senha criada, caso o aluno precise entrar novamente no sistema de envio de documentação para matrícula, é necessário apenas acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada previamente). 

É fundamental que o candidato leia atentamente os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regimento de Matrícula da UFJF, segundo o seu grupo de ingresso.

O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. São aceitos os formatos png, jpg, jpeg e pdf. Em caso de o escaneamento ser feito por celular, a universidade recomenda o uso de aplicativos próprios para esse fim, a exemplo do CamScanner e do Adobe Scan. As informações presentes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras. 

Cotas socioeconômicas
A Central de Atendimento (CAT), localizada no prédio da Reitoria, realiza plantão tira-dúvidas sobre o encaminhamento da documentação exigida no ato da matrícula para estudantes dos grupos A, A1, B e B1. Esses alunos são provenientes de escola pública e devem possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Dessa forma, eles precisam apresentar uma documentação específica na matrícula para comprovar a renda. 

Os plantões de atendimento acontecem nas segundas, das 14h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h. A consulta deve ser agendada previamente de forma on-line

Os plantões também estão abertos às dúvidas de estudantes que queiram conhecer o sistema de cotas e as condições para participarem de seleções futuras, antes de se inscreverem em processos de entrada da UFJF. 

Demais esclarecimentos sobre as matrículas e os editais de reclassificação podem ser conferidos no site da Cdara. 

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)