Para marcar o mês da luta das pessoas com deficiência (PCDs), a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu na tarde desta quarta-feira, 28, a XIV Semana do Desafio Paralímpico, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Cerca de 20 jovens e adultos participaram das provas de natação paraolímpica.

Alfredo, 13, nada desde os 4 anos de idade (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Um deles foi Alfredo Muniz da Silva Santos, de 13 anos, que começou a nadar com quatro meses de idade para estimular seu crescimento. O menino tem acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo. A natação, segundo Odânia, a mãe de Alfredo, funciona para o desenvolvimento dos membros superiores e posteriores do filho. Ele foi um dos primeiros a cair na água e vai começar, em breve, a participar das aulas de natação do programa “Paradesporto SEL”, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da PJF, cujos treinos serão realizados na Faefid.

“Quando estou na água, me sinto muito feliz. É como se eu não tivesse nenhum tipo de deficiência. Nado de duas a três horas por dia, já participei de competições e inclusive ganhei medalhas. Minha inspiração é o Gabriel Dias, o Gabrielzinho, que foi campeão nos Jogos Paralímpicos do ano passado e que, inclusive, nada comigo. Conversamos bastante sobre natação”, se diverte Alfredo.

Para Odânia, parcerias como esta realizada entre a UFJF e a Prefeitura possibilitam que pessoas com deficiência tenham acesso às atividades físicas gratuitamente. “Nem sempre temos condições financeiras de mantê-los em projetos que os conectem ao esporte. Este projeto atende a todas as pessoas com deficiência, independente do tipo, e nos deixa muito satisfeitos. Percebo que existe uma demanda enorme deste tipo de atividade para quem possui algum tipo de deficiência física”, ressalta ela.

Da piscina para as raias do atletismo

Cerca de 20 pessoas participaram das provas (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Em torno de 50 alunos e alunas da Faefid puderam acompanhar as provas de natação. Para o professor e vice-chefe do departamento de Desportos da Faculdade, Carlos Alberto Nascimento, que ministra as disciplinas de Natação, Salvamento Aquático, Ética e Capoeira, é preciso que os futuros profissionais da Educação Física tenham acesso à temática da inclusão.

“Nossos estudantes, que já estão se formando e cursando neste momento a disciplina de Ética II, terão que fazer um relatório sobre este evento de hoje. E os outros, que fazem Salvamento Aquático, poderão entender na prática as intervenções a serem feitas. Esta é uma parceria altamente importante para que possamos propiciar essa experiência aos nossos discentes”, destaca Nascimento.

O programa Paradesporto atende cerca de 120 alunos (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O gerente de ações esportivas de participação e rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer da PJF, Fernando Seixas, explica que a UFJF cede o espaço do parque aquático e a pista de atletismo para a realização dos treinamentos e provas, como as realizadas na XIV Semana do Desafio Paralímpico. E, na sexta, 30, às 8h, ainda haverá competição de atletismo paralímpico nas pistas da Faculdade.

“O programa conta com cinco modalidades desportivas e atende cerca de 120 alunos. Então, ter a UFJF conosco é algo muito interessante. Hoje, inclusive, estamos quase finalizando o processo de tornar a UFJF, através da Faefid, um Centro de Referência Paradesportivo, fruto de convênio entre Universidade, a Secretaria e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPD)”, exalta Seixas.

Para saber como participar do programa “Paradesporto SEL”, basta entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer da PJF: (32) 3690-7845 / 7844.