Foram publicados nesta segunda, 26, os editais de seleção para bolsistas de iniciação à docência e para professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Serão oferecidas 120 bolsas para estudantes de graduação matriculados em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e 15 vagas para docentes de educação básica. As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro e deverão ser feitas em formato on-line. 

A coordenadora de licenciaturas da UFJF, professora Mylene Santiago, informa que houve uma redução drástica do número de bolsas. No edital anterior, foram concedidas 144 bolsas para a iniciação à docência e o pedido de 288 bolsas feito pelo programa, em 2022, não foi atendido. “Existe um projeto de lei (PL 3970/2021), tramitando na Câmara de Deputados, para que o Pibid seja uma política de estado, e isso será muito importante para garantir que a Universidade continue mantendo essa relação com as escolas e esse projeto de formação docente”, ressalta. O Pibid é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes).

Bolsa de iniciação à docência

De acordo com o edital, a bolsa, cujo valor é de R$ 400, terá duração de 18 meses e o objetivo é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica. Os estudantes que pretendem concorrer devem estar regularmente matriculados em cursos de licenciatura e terem concluído no máximo 60% de sua carga horária. Outro requisito importante destacado no edital é que o candidato pode ter vínculo empregatício, desde que não tenha relação de trabalho com a UFJF ou com a escola onde vai desenvolver suas atividades.

As 120 vagas oferecidas estão distribuídas entre alunos dos cursos de Pedagogia (Educação de Jovens e Adultos), Português, Matemática, Química, Física, Letras Libras, Línguas Inglesa e Espanhola, Geografia, Educação Física, Artes Visuais / Música, Filosofia, História e Ciências Sociais. Os bolsistas irão atuar em escolas da rede pública de Juiz de Fora.

O formulário de inscrição estará disponível em formato on-line, junto ao qual o candidato deve anexar seu histórico escolar e currículo preenchido na Plataforma Capes de Educação Básica. Para realizar o cadastro, é preciso ter um e-mail no domínio Gmail. Após todas as fases do cronograma e o resultado final, a ser divulgado no dia 28 de outubro, a previsão de início dos trabalhos é para 1º de novembro.

O edital de seleção para bolsistas de iniciação à docência está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Basta clicar neste link para ter acesso a todas as informações

Professores supervisores

Já as bolsas destinadas aos professores têm o valor mensal de R$ 765 e serão concedidas a docentes da educação básica habilitados a supervisionar os trabalhos realizados pelos discentes do projeto Pibid, inserindo-os no cotidiano de escolas da rede pública e fomentando a participação dos estudantes em atividades criativas, interdisciplinares e de inovação metodológica e tecnológica.

A duração do projeto também será de 18 meses e os candidatos devem possuir experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica, bem como possuir licenciatura em Pedagogia (Educação de Jovens e Adultos), Português, Matemática, Química, Física, Letras Libras, Sociologia, História, Línguas Inglesa e Espanhola, Artes Visuais / Música, Filosofia, Educação Física ou Geografia.

A inscrição também será realizada por meio de formulário on-line e o candidato deve anexar contracheque ou declaração que comprove o vínculo com a escola em que atua, carta de intenção de até duas laudas e currículo atualizado da Plataforma Capes de Educação Básica. Somente serão aceitas inscrições de professores que lecionem em escolas habilitadas pela rede e pela Capes, listadas na página do Pibid da UFJF.

O edital de seleção para professores bolsistas de supervisão também está disponível na página da Prograd.

Outras informações: pibid.prograd@ufjf.br ou (32) 2102-3981 (Prograd).