Com o objetivo de apresentar os principais conceitos e ferramentas sobre temas como empreendedorismo, inovação e startups, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o curso Start – Empreendedorismo Científico, em parceria com o Centro de Educação à Distância (Cead). 

Estão disponíveis cem vagas para bolsistas de iniciação científica da UFJF, estudantes de mestrado e doutorado, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) com vínculo com a instituição. As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre esta terça-feira, 27, e o dia 7 de outubro. O resultado final será divulgado em 14 de outubro. 

O curso terá início em 18 de outubro, com duração de um mês e será dividido em quatro módulos, em formato remoto e assíncrono. Cada aluno terá uma semana para cumprir as atividades de cada módulo. Ao final do curso haverá um encontro síncrono on-line com a presença de todos os facilitadores. 

Os módulos terão os seguintes temas: Ideação e negócios inovadores; Proposta de Valor; Propriedade Intelectual e Roadmap tecnológico. Outros detalhes sobre cada etapa e os facilitadores podem ser conferidos no plano de curso.

O foco do projeto está na capacitação de pesquisadores da UFJF, para que eles possam identificar se suas pesquisas têm potencial de mercado e direcioná-las à resolução de problemas reais da sociedade. 

Como se inscrever?

Para efetuar a candidatura, o interessado deve preencher o formulário de inscrição na seção “Editais” do site do Cead e acessar o link próprio, referente ao edital e envio da documentação on-line no momento da inscrição. As cópias dos documentos devem estar em formato PDF, de forma legível e em um único arquivo. 

Confira no Edital a lista de documentos necessários para a candidatura 

Processo de seleção

A primeira etapa da seleção será classificatória e se dará por ordem de inscrição. Caso haja candidaturas indeferidas, serão analisadas as inscrições seguintes. A segunda etapa será baseada na conferência da documentação obrigatória e terá caráter eliminatório. Os candidatos que não apresentarem os documentos previstos no edital terão a inscrição indeferida. 

Resultados

O resultado parcial dos candidatos classificados será divulgado no site do Cead em 10 de outubro, a partir das 16h. Em caso de recurso, o requerimento deverá ser enviado exclusivamente entre o dia 10 até as 16h do dia 11 de outubro, para o e-mail da coordenação do curso. O resultado dos recursos sairá em 13 de outubro e o resultado final será divulgado no site do Cead em 14 de outubro, a partir das 16h. Recursos encaminhados fora da data determinada e documentos enviados junto com o recurso não serão considerados. 

As aulas serão ministradas por meio da Plataforma Moodle, com previsão de início para o dia 18 de outubro. O link para acessar as aulas será disponibilizado no resultado final a ser divulgado no site do Cead. Os candidatos selecionados receberão e-mail da Coordenação do Curso com as informações iniciais sobre a participação. 

O curso Start é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) pelo projeto “Programa de estímulo à criação de spin-offs acadêmicas na UFJF”. A parceria prevê, ainda, a publicação de um relatório com o mapeamento dos recursos e da infraestrutura científica e tecnológica da Instituição. 

Outras informações: 

E-mail da coordenação do curso: emp.critt@ufjf.br

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt): (32) 2102-3435