Primeira etapa das obras já foram concluídas e proporcionam ambiente mais moderno e adequado às necessidades da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, inaugurou, na noite de sexta-feira, 23, as obras de reforma, ampliação e adequação de espaços da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). “Esse foi um compromisso que nós assumimos. Nesses 12 anos de FACC, nós enfrentamos dificuldades em questão de espaço. Possibilitar essas novas instalações é muito importante”, destacou em seu discurso.

Ainda segundo David, mesmo diante das dificuldades orçamentárias, foi possível priorizar junto ao Conselho Superior (Consu) os investimentos na obra. “Mostramos que mesmo com os ataques e cortes, as universidades públicas continuam crescendo e evoluindo como agentes de transformação social e econômica.”

Diretora da unidade, Cristina Dusi e o vice-diretor Fabrício Soares, destacaram a importância da concretização do projeto para a faculdade (Foto: Alexandre Dornelas)

Foi realizada a remodelagem de salas de aula, das salas para grupos de estudo e de pesquisa e laboratórios de informática; adequações de novas áreas administrativas, das instalações sanitárias e dos diretórios acadêmicos; ampliação de 110m² para rotas de fuga e de acessibilidade e criação de sala técnica para atendimento de tecnologia da informação (TI).

Com a finalização desta etapa, o objetivo é proporcionar um ambiente moderno e acessível que permita novas experiências de ensino e de pesquisa. Além disso, estão sendo realizadas substituições de todo o telhado de fibras de amianto por telhas galvanizadas e está prevista, ainda, a ampliação de uma cobertura destinada aos diretórios acadêmicos, com cerca de 45m².

As obras começaram em fevereiro de 2020, sendo realizadas pela empresa Horizonte Engenharia e Construções LTDA, com um investimento de R$ 3,1 milhões. O planejamento e fiscalização foram feitos pela Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra)

Evento reuniu comunidade acadêmica da unidade em celebração pela conquista (Foto: Alexandre Dornelas)

Reforçando o empenho e esforço coletivo, o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão e professor da FACC, Marcos Tanure, agradeceu os envolvidos no trabalho. “Inaugurar as novas instalações da FACC é um sonho. A gente está querendo esse prédio há muito tempo. Entramos no Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), mas o prédio não foi construído. Depois de anos, surgiu a possibilidade de fazermos essa reforma”, explicou. Os novos espaços estão localizados onde, anteriormente, funcionava a Faculdade de Comunicação, que hoje ocupa um novo prédio no campus.

Para a diretora da faculdade, Cristina Sayuri Ouchi Côrtes Dusi, a inauguração das obras é uma grande conquista para a unidade. “Para mim, estar aqui é uma realização. Este é um trabalho de muitos, que passou por diferentes gestões na direção da FACC. Concretizar este projeto que depois de anos foi aprovado, iniciado e está em fase de conclusão e proporcionar este novo espaço aos alunos, funcionários e docentes é motivo de orgulho e satisfação.”