Diante das dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica com o transporte público para o campus, a Pró-reitoria de Infraestrutura fez uma consulta formal à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sobre a situação. Segundo a PJF, as linhas 190 Zona Sul/UFJF; 655 IF/UFJF; 755 Zona Norte/UFJF; 170 Zona Nordeste/UFJF; e 535 UFJF estão cumprindo as viagens e horários determinados, sendo operadas pelo novo consórcio Via JF.

Já as demais, incluindo as 525, 545 e 555, por exemplo, ainda estão no Consórcio Manchester, que vem oferecendo serviço de péssima qualidade e terá o contrato encerrado definitivamente no dia 27 de setembro. No caso das 545 e 555, usuários informaram que elas não têm circulado mais.

As irregularidades no atendimento também são observadas em outras linhas que atendem ao campus indiretamente, como 544, 548 e 549, que passam pelo campus subindo a Avenida Itamar Franco; e as 532, 540 e 547 que descem pelo anel viário, vindo do São Pedro. O mesmo acontece, ainda, com os ônibus que seguem até o Hospital Universitário/CAS – 511, 512, 515, 534, 537.

Ainda segundo a Prefeitura, as mudanças estão sendo feitas gradualmente e, até o dia 27 de setembro, todas as linhas da cidade serão transferidas para o Consórcio Via JF. Também foi informado que 170 novos ônibus serão incorporados à frota de transporte urbano. A UFJF segue acompanhando a situação, na expectativa que o serviço seja regularizado o quanto antes, deixando de impactar na rotina dos estudantes e trabalhadores da instituição.