Organizado por discentes do Programa de Pós-Graduação do IAD, Seminário recebe inscrições de trabalhos até dia 30 (Arte: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o VIII Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens “Dinâmicas do Sul: fluxos e contrafluxos narrativos”, que ocorrerá em formato presencial nas instalações do Instituto de Artes e Design (IAD) e de outros setores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre os dias 16 e 19 de novembro de 2022.

A oitava edição do evento, organizado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) da UFJF, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e será composta por uma semana de palestras, minicursos e apresentações de trabalho. A programação acontece em diálogo com as linhas de pesquisa do programa: Arte, Moda: História e Cultura; Cinema e Audiovisual; e Poéticas Visuais e Musicais.

Podem se inscrever estudantes em nível de graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado) com pesquisas nas áreas de artes, moda, história, estudos culturais, música, cinema ou áreas afins. Segundo o pós-graduando Marcos Amato, da comissão da mostra artística “Meridionar”, que será realizada no dia 17 de novembro no Saguão da Reitoria, obras inéditas ou não podem ser inscritas. Os projetos podem ser ligados às artes visuais, às artes do corpo e da música, ou híbridos. Todas as propostas passarão pela comissão de seleção.

Já a doutoranda Cristiana Laia, que compõe a comissão científica do evento, explica que os resumos expandidos devem ser inscritos para Seminários Temáticos (pesquisas de mestrado e doutorado, em curso ou concluídas) e para Mesas de Iniciação Científica (voltadas para estudantes de graduação). Além disso, produções audiovisuais e cinematográficas podem ser submetidas para a Mostra de Cinema. Todos os editais estão disponíveis no site do evento.

As submissões de resumos estruturados e obras para as mostras de Arte e de Cinema e Audiovisual serão recebidas somente até o dia 30 de setembro e podem ser enviadas através do campo de submissões disponível no site do evento. Já as inscrições para participar do Seminário como ouvinte serão realizadas entre 1º de outubro e 4 de novembro.

Cristiane ainda reforça a importância da realização do evento em formato presencial. “Em 2020, não tivemos o Seminário por conta da pandemia. No ano passado, ele aconteceu 100% online. A organização nesse formato tornou-se um desafio, sobretudo para a Mostra Artística, mas ainda assim tivemos a participação de muitas pessoas de Programas de Pós-Graduação de outros lugares, além da UFJF. Para 2022, apostamos que as pessoas, depois de dois anos sem essa possibilidade, estão ansiosas pelos encontros.”

A programação completa será divulgada em breve na página do VIII Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens “Dinâmicas do Sul: fluxos e contrafluxos narrativos”.