Termina nesta quinta, 22, o VII Seminário Internacional “Lutas Sociais, Ofensivas Ultraneoliberal e Serviço Social: resistências e articulações internacionais”. O evento é organizado pela Faculdade de Serviço Social em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contou com programação em formato on-line e presencial e reuniu pesquisadores da UFJF e de instituições nacionais e internacionais.

Professora Berta Granja, de Portugal, foi uma das palestrantes em evento da Faculdade de Serviço Social (Foto: Alexandre Dornelas)

Presidente da comissão organizadora, a diretora da Faculdade de Serviço Social Marina Castro explica que, em 2022, foram retomadas as atividades do Seminário e que o mote das discussões são as lutas e o serviço social no Brasil. “Aliado a esta temática principal, neste ano, estamos debatendo o serviço social e as relações internacionais. Por isso, convidamos pesquisadores parceiros de Portugal, Colômbia e Argentina, além de palestrantes de outras universidades brasileiras”, explica Marina.

A diretora da Faculdade de Serviço Social ainda conta que o projeto do VII Seminário Internacional tem convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que possibilitou para que, ao longo de três meses, pudessem organizar uma programação em formato remoto que antecedeu o início do evento.

Na manhã desta quarta, o debate contou com a presença das professoras Cláudia Mônica dos Santos, da Faculdade de Serviço Social da UFJF; Lúcia Garcia, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e Berta Granja, representante dos Grupos de Pesquisas Internacionais do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, de Portugal. Além disso, compuseram a mesa o diretor de relações internacionais da UFJF, professor Anderson Bastos Martins, e a técnica-administrativa em educação (TAE) da DRI, Clarissa Campos.

Além dos debates presenciais, Seminário contou com a apresentação de 80 trabalhos em formato on-line (Foto: Alexandre Dornelas)

Já na parte da tarde, a docente da UFJF Ana Maria Ferreira faz a mediação da mesa que contou com a presença da professora Carmelita Yazbeck, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e do professor Sérgio Andes Quintero Londoño, da Universidad de Caldas, da Colômbia. E na quinta, 22, as atividades presenciais seguem sendo realizadas no Anfiteatro da Reitoria, com o V Simpósio Internacional de Pesquisadores em rede, cujo tema é “O Serviço Social na história: América Latina e Europa (1960-2020)”.

Para o diretor de relações internacionais da UFJF, a participação da DRI no evento representou uma oportunidade de refletir sobre conjunturas globais que justificam e esclarecem as razões pelas quais se deve investir em ações de internacionalização nas instituições e organizações estatais e privadas de nosso país. “No tocante à nossa própria universidade, a TAE Clarissa Campos, servidora da DRI, contribuiu para o debate com sua expertise acumulada tanto na atuação direta com a tramitação de acordos, convênios e intercâmbios internacionais quanto também em sua formação acadêmica na área de relações internacionais. Também pudemos aprender muito com a experiência das demais integrantes da mesa, brasileiras e estrangeiras, todas com vasta experiência no campo das parcerias internacionais”, ressalta o professor.

Marina Castro faz um balanço do Seminário, destacando a importância da realização de um evento como esse, atendendo aos alunos da UFJF e profissionais da área e também a um público que não se encontra na cidade. “Tivemos apresentação de 80 trabalhos em formato remoto, inclusive de pessoas de países como Reino Unido, Colômbia, Argentina, entre outras localidades. Temos mais de 1.000 acessos em nosso canal no YouTube e mais de 130 inscrições nas palestras presenciais, que também foram transmitidas nas plataformas digitais.”

As palestras realizadas em formato on-line podem ser acessadas no canal do Seminário no YouTube.

Confira a programação completa do evento.