Estudantes de Ensino Médio e Fundamental poderão conhecer os 10 cursos da Faculdade de Engenharia (Arte: Divulgação)

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio maior conhecimento sobre os cursos de graduação em Engenharia, o projeto Engenharia de Portas Abertas acontece, pela terceira vez, no próximo sábado, 24, das 14h às 18h no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O projeto ocorre como uma feira de demonstração dos projetos e segmentos da Engenharia. Na oportunidade, além dos estandes expositivos, os estudantes podem fazer um tour pelos laboratórios e espaços da Faculdade, orientados pelos Grupos e Programas de Educação Tutorial (GETs e PETs).

Coordenador do PET Elétrica e professor da Faculdade de Engenharia, Danilo Pereira explica que o Engenharia de Portas Abertas nasceu a partir de visitas que seu grupo de pesquisa fez a escolas da rede pública de ensino com outro projeto, chamado Engenharia nas Escolas.

“Observamos certo desinteresse por parte dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio pelas áreas de ciências exatas, tecnologia e engenharias. Vimos que eles se sentiam obrigados a estarem em atividades como as nossas na escola. A partir disso, percebemos a necessidade de falar com aqueles que quisessem de fato conhecer a Engenharia”, destaca o docente.

Projeto conta com a participação de professores, alunos e grupos de pesquisa (Foto: Divulgação)

Outro motivo pelo qual o projeto existe, segundo Pereira, é pela importância de apresentar uma universidade pública para muitos jovens que, por vezes, sequer se veem frequentando um curso superior. “Começamos a pensar em uma forma de trazer esses alunos à Faculdade de Engenharia, pois já tínhamos a expertise de apresentar nossos laboratórios para pessoas que nos visitavam. Consequentemente, eles conhecem o campus da Universidade, podem se inteirar sobre os nossos cursos, conversar com professores, coordenadores e estudantes de graduação e trazer seus responsáveis para que estes conheçam o funcionamento de outros setores da UFJF, como os de auxílio e bolsas de permanência na Instituição”, exalta.

Coordenadora do projeto e bolsista do PET Elétrica, Bianca Cardoso reforça que “no dia 24, estaremos presentes na Faculdade de Engenharia com todos os grupos de educação tutorial, equipes de competição e outros núcleos de pesquisa. Nossos laboratórios estarão abertos para visitação e professores e coordenadores também vão conversar com nossos visitantes sobre os cursos de Engenharia, sobre o dia a dia da formação e sobre o exercício profissional”.

A última edição do Engenharia de Portas Abertas ocorreu em 2019, antes da pandemia (Foto: Divulgação)

Entre os segmentos e projetos que confirmaram participação no Engenharia de Portas Abertas estão: PET Elétrica, PET Civil, GET da Engenharia Ambiental e Sanitária, GET Produção, GET Computacional, GET MEC (Engenharia Mecânica), Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), as equipes de competição Supernova Rockety, Microraptor Aerodesign, Rampage Baja e Rinobot, Núcleo Juiz de Fora dos Engenheiros Sem Fronteiras e Liga Acadêmica de Building Information Modeling e Novas Tecnologias (Labim).

* Entre as 13h50 e 17h50, a UFJF disponibilizará um ônibus circular que fará o roteiro anel viário / Faculdade de Engenharia. Tudo para facilitar a circulação do público pelo campus.

Outras informações: pet.eletrica@engenharia.ufjf.br