O departamento de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizará nos dias 29 e 30 de setembro uma capacitação teórico-prática de seu corpo docente sobre o Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE).

O OSCE, sigla do inglês para objective structured clinical examination, é um formato de avaliação utilizado com estudantes da área da saúde, e que permite a avaliação prática de diferentes competências como comunicação, conhecimento, habilidade técnica, raciocínio clínico, controle das emoções, valores e reflexão da prática diária em benefício do paciente. O Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da UFJF-GV prevê a aplicação do teste para os alunos que estejam cursando o 9º período da graduação, ou seja, que estão próximos da inserção no mercado de trabalho.

Professora do departamento de Odontologia da UFJF-GV, Francielle Silvestre Verner explica que a implementação do OSCE demonstra a preocupação com a formação dos futuros cirurgiões-dentistas e está alinhada com as novas Diretrizes Nacionais Curriculares da Odontologia e com o que tem sido feito nas principais universidades do mundo. “Buscaremos proporcionar aos docentes todas as ferramentas necessárias para a correta implementação do teste. Os resultados trarão dados quali e quantitativos sobre as competências desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso, os quais serão fundamentais para que sejam traçadas novas estratégias relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, visando a garantia de uma formação de qualidade para os estudantes”, explicou.

Todos os docentes do departamento Odontologia serão automaticamente inscritos pela coordenação do curso. Confira a programação:

29 de setembro, 19h, via Google Meet

Tema: “OSCE: conceitos, aplicações e relato de experiência do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA”

Ministrantes:

Professor Rodrigo Guerra de Oliveira (Coordenador do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA e Doutor em Saúde pela UFJF)

Professora Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira (Professora do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA e Mestre em Saúde pela UFJF)

Professora Fernanda Ribeiro Porto (Professora do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA, Mestre em Dentística pela UFMG e Doutoranda em Odontologia pela UFJF)

30 de setembro, 08h30- sala 1 Unidade São Pedro

Oficina prática conduzida pelas professoras da comissão do OSCE: Francielle Silvestre Verner e Rose Mara Ortega. Contará ainda com a colaboração da professora Lélia Capua Nunes, do departamento de Medicina da UFJF-GV.