Evento acontece de 24 a 27 de outubro e tem como temas a Semana de 22 e os 200 anos de independência do Brasil (Imagem: Visualhunt)

Estão abertas as inscrições para a 10ª Jornada Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a primeira após três anos de hiato, devido à pandemia da Covid-19. As atividades – mesas, grupos temáticos e minicursos – acontecem de 24 a 27 de outubro na Faculdade de Letras. 

O evento tem como tema “Centenários: abertura para discussões literárias”, relacionado aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e aos 200 anos da Independência do Brasil, ambos celebrados em 2022. A intenção é abordar nos debates as diversas linhas de pesquisa do programa. 

“A Semana de Arte Moderna foi um marco histórico e mudou o nosso modo de vista sobre a Literatura. Este será o ponto de partida para abrirmos discussões dentro das linhas de pesquisa do PPG. E sobre o Bicentenário da Independência, estamos celebrando a Literatura Brasileira. Podemos considerar que qualquer tema relacionado à nossa literatura será bem-vindo à discussão”, relata a mestranda e representante da Comissão Organizadora da Jornada, Letícia Miranda. 

Entre os temas a serem tratados no evento estão o diálogo da literatura com outras artes, como música e teatro; as estratégias das mulheres enquanto escritoras em uma sociedade patriarcal; as diversas manifestações identitárias contemporâneas; a influência das vanguardas modernistas e aspectos das obras de escritores como Carolina Maria de Jesus, James Joyce e Osman Lins. 

Os interessados em se inscrever podem escolher entre as modalidades de ouvinte e comunicador. Os ouvintes são alunos da graduação e podem assistir às palestras e minicursos. Já os comunicadores são pós-graduandos ou pessoas com pós-graduação concluída. Os pesquisadores devem ter trabalhos sobre literatura, de forma geral. Estudantes da graduação que façam parte de algum projeto de Iniciação Científica também podem ser comunicadores. 

As inscrições ficam abertas até 3 de outubro (para comunicador) e 21 de outubro (para ouvinte) e  podem ser feitas pelo formulário de inscrição on-line. Há emissão de certificado para os participantes do evento. 

Outras informações
10ª Jornada Literária 
(32) 2102-3911 – Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários