O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Anderson Ferrari, lança nesta quarta-feira, 21, o livro de contos “Eu chorei só cinco lágrimas – contos que me contam”, pela Giostri Editora.  O evento aberto ao público será realizado, às 19h, na Livraria Leitura, no Shopping Jardim Norte.

É a primeira vez que Ferrari,  um dos líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade da UFJF  e autor de diversas publicações científicas, investe no gênero literário de narrativa curta.  O livro surgiu do desejo de contar histórias que de algum modo fazem parte da trajetória dele,  e foi integralmente elaborado durante o período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19.  

“São histórias que me contam nos dois sentidos. São ficções, invenções a partir de histórias que eu vivi ou me contaram. Fui criando personagens, situações, misturando essas personagens. Eu sempre narrava essas histórias, contava essas histórias. Na pandemia, resolvi escrevê-las, e foram escritas na ordem na qual são apresentadas no livro”, revela. 

Mesmo tratando-se de ficção, a publicação mantém a área de pesquisa do professor. Todos os quinze contos têm recorte em gênero e sexualidade, o fio condutor da obra. “Tem uma história da qual gosto muito, cujo título é ‘Salpicão’. É sobre o encontro de dois homens no supermercado, uma paquera no supermercado. Um vai adivinhando o que o outro vai comprar. Um antecipa as gôndolas para encontrar o olhar do outro.”

Ele também cita a irônica história de uma mulher que culpa a novela por sua traição, chamada  ‘A novela da Globo está acabando com a família brasileira’. Outra proposta de inversão e reflexão é conto sobre duas crianças que brigam pelo espaço da quadra esportiva da escola. “Surpreendentemente, a menina bate no menino e aí vem toda a revolta do menino de ter apanhado da menina”, conta Ferrari. 

Serviço

O lançamento do livro “Eu chorei só cinco lágrimas – contos que me contam” será realizado no dia 21, às 19h, na Livraria Leitura, no Shopping Jardim Norte, na Avenida Brasil, 6345, loja 2040, piso L2, no bairro Mariano Procópio. A entrada é gratuita.