Você conhece as consequências do uso do cigarro eletrônico na saúde bucal?

Uma pesquisa coordenada pela professora Rose Mara Ortega, do departamento de Odontologia, junto aos estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) busca responder ao questionamento acima.

Para tanto, é solicitado que usuários do produto também conhecido como “vape”, respondam ao questionário disponível aqui. Após receber as respostas, a equipe responsável pela pesquisa entra em contato com o participante e faz um convite para que o mesmo realize um exame bucal nas clínicas do curso de Odontologia.

O exame é simples e rápido, utilizando espátulas de madeira estéreis e gaze, e não acarreta em nenhum custo para o participante. O comparecimento não é obrigatório, ou seja, o convite pode ser recusado. Caso o participante decida comparecer à clínica para o exame bucal e durante o procedimento seja identificado a necessidade de tratamento dentário, este será encaminhado para tratamento sem custos.

Em nenhum momento o nome do participante é divulgado ou associado com os resultados da pesquisa, pois a mesma está de acordo com a legislação brasileira (Resolução Nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde) e foi aprovada pelo Comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (Parecer: 5.489.084).