Estão abertas as matrículas para a disciplina de Mediação Comunitária, dedicada à habilitação de estudantes de todos os cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como técnico-administrativos em Educação (TAEs), para atuar junto às comunidades, promovendo a autonomia e capacitando representantes comunitários para se articularem frente aos órgãos públicos e governamentais. 

Professor Fernando Guilhon coordena a disciplina (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Ensinamos tanto a teoria quanto a prática do empreendedorismo social, indo além das limitações do assistencialismo”, define o professor responsável, Fernando Guilhon, da Faculdade de Direito. De acordo com ele, o objetivo da disciplina é “dar um retorno para a sociedade – e, em relação aos alunos, TAEs e professores, também proporcionar uma troca de saberes com as comunidades do nosso entorno”. 

Os alunos da Faculdade de Direito Lívia Chamhum e Matheus El-Huaiek, que cursaram a disciplina no semestre passado, enaltecem as oportunidades que encontraram ao longo da matéria. “A mediação comunitária me proporcionou a chance de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, incentivando uma postura mais humanizada. Sair do ambiente acadêmico nos expõe a novas realidades e desafios, e são eles que nos engrandecem profissionalmente”, elabora Lívia Chamhum.

Além da própria sala de aula na UFJF, a disciplina também é sediada em espaços das comunidades do entorno e de conjuntos habitacionais localizados da cidade. “Foi uma disciplina imprescindível para mim como aluno, pois nela foi possível aplicar uma disciplina inicialmente teórica em uma comunidade real, mostrando a capacidade extensionista da própria universidade”, avalia Matheus El-Huaiek.

Matrícula na disciplina
Para cursar a disciplina, os interessados devem entrar em contato com os respectivos coordenadores de curso. De acordo com o calendário acadêmico de 2022, o período de ajuste de matrículas – que, desde 7 de setembro, devem ser realizadas pelos coordenadores – segue até esta quarta-feira, dia 21. Já na quinta, 22, ocorre a matrícula em disciplinas com vagas ociosas, também feita pelos coordenadores de curso. Não são necessários pré-requisitos para a matrícula na disciplina “Processo de Mediação Comunitária Interdisciplinar”, cujo código é DPF060. 

O calendário letivo de 2022 é diferente para os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia (campus JF), assim como o calendário acadêmico de 2022 para os cursos Farmácia, Jornalismo, Rádio, TV e Internet (campus JF).

Outras informações: fernandoguilhondc@gmail.com