A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, até segunda-feira, 19,  inscrições para o curso de extensão “Letramentos e Direitos Humanos: práticas decoloniais na escola”. A participação é gratuita e a iniciativa tem como público-alvo professores da educação básica, preferencialmente, do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio, e do campo das linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

São 50 vagas, sendo 25 reservadas para a rede municipal de Juiz de Fora. A atividade será realizada de modo integralmente remoto, através da plataforma Google Meet ou similar, em dez encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, de 29 de setembro a 1º de dezembro.

Faça a sua inscrição aqui.

Sob a coordenação do professor da Faculdade de Educação da UFJF, Alexandre Cadilhe, o curso busca estabelecer um espaço de aprimoramento docente para o exercício de uma educação linguística crítica comprometida com cidadania e justiça social, bem como ancorada em princípios da educação em direitos humanos por uma perspectiva decolonial.

Para a seleção, são considerados critérios de classificação o exercício da docência na rede pública de educação básica; as paridades étnica, racial e de gênero; e a atuação com estudantes da educação básica em condição de refúgio e migração forçada. Considerando ainda que as aulas serão remotas, é fundamental que o participante tenha acesso a tecnologias móveis e internet.

O curso é resultado de uma parceria da UFJF com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Além disso, tem o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UFJF/Acnur), da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

Letramentos e Direitos Humanos: práticas decoloniais na escola – Chamada 2022.2