Começa nesta quinta-feira, 15, a pré-matrícula on-line dos candidatos aprovados em Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação a Distância – EAD (Edital 15/2022). As inscrições podem ser feitas a partir das 12h do dia 15 e seguem até 23h59 do domingo, 18 de setembro. As vagas são para os cursos de Licenciatura a distância em Computação, Matemática, Química, Física e Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pré-matrícula deve ser feita através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A lista de aprovados pode ser conferida no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Os candidatos convocados devem, ainda, enviar a documentação exigida de forma on-line entre os dias 20 e 23 de setembro. A pré-matrícula e a remessa dos documentos são etapas obrigatórias para a entrada na UFJF. O não-cumprimento de quaisquer desses requisitos implica na perda da vaga. Em caso de dúvidas e/ou outras dificuldades, o candidato pode entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) pelo e-mail cdara@ufjf.edu.br e informar o ocorrido até o dia 18 de setembro. 

Faça a pré-matrícula on-line 

Documentação 

A relação de documentos a serem providenciados pelos estudantes e demais informações podem ser conferidas no Regulamento de Matrícula da UFJF. A lista varia de acordo com o grupo de acesso ou cota de escolha do candidato. Outras informações sobre documentação podem ser conferidas no site da Cdara.  

Orientações para o envio de documentação da matrícula

Como enviar os documentos?

Para o envio dos documentos indispensáveis à matrícula, o estudante deve, primeiramente, acessar a página do Siga. Após clicar em “Meu primeiro acesso”, é preciso realizar os seguintes passos: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e clicar em “Receber código”, a ser enviado para o e-mail informado na pré-matrícula. 

Depois de receber o código, o candidato deve inseri-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clique em “Confirmar código”. 

Na sequência, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela. Depois, clicar em “Envio de documentação para matrícula” e informar usuários (CPF) e senha (criada no passo anterior) e acessar o sistema. 

Após o primeiro acesso no Siga e a criação da senha, para acessar novamente o sistema de envio de documentação de matrícula, basta acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para matrícula”, informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) e acessar o sistema. 

É fundamental que o estudante leia com atenção os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regimento de Matrícula da UFJF, de acordo com o grupo de ingresso. 

O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. Os formatos aceitos são: png, jpg, jpeg e pdf. Em caso de se o escaneamento ser feito por celular, a universidade recomenda o uso de aplicativos como CamScanner e Adobe Scan. Os dados presentes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras. 

Cotas socioeconômicas

A Central de Atendimento (CAT), localizada no prédio da Reitoria da UFJF, concede um atendimento especial para tirar as dúvidas em relação ao encaminhamento da documentação exigida no ato da matrícula para estudantes dos grupos A, A1, B e B1. Esses alunos são provenientes de escola pública e devem possuir renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. Isso significa que eles precisam apresentar uma documentação específica na matrícula para comprovar a renda. 

O atendimento é realizado nas segundas, das 14h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h. O atendimento deve ser agendado previamente de forma on-line.

Os plantões também estão abertos às dúvidas de estudantes que queiram conhecer o sistema de cotas e as condições para participarem de seleções futuras, antes de se inscreverem nos processos de entrada na UFJF. 

Outras informações relativas às matrículas e os editais completos de reclassificação podem ser obtidos na página da Cdara.

Edital de reclassificação

Está prevista para o dia 28 de setembro, a abertura de um Edital de Reclassificação relativo às vagas do Edital 05/2022 – EAD. A pré-matrícula on-line acontecerá entre às 12h do dia 28 e às 23h59 de 2 de outubro. O envio da documentação em formato on-line deverá ser feito entre 4 e 7 de outubro. Confira o Cronograma de Matrículas e Reclassificação.  

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)