A doença acomete cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros. (Imagem: Lukas Bieri/Pixabay)

Resultado de “estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Assim é conceituada a ‘Síndrome de Burnout’, que só no Brasil afeta pelo menos 30% dos trabalhadores, segundo a International Stress Management Association, uma instituição voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo.

Atento ao bem-estar dos servidores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) e dos demais órgãos que integram o acordo de cooperação, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) promove neste mês, por ocasião do Setembro Amarelo, a palestra “Entre o comprometimento e a exaustão: Síndrome de Burnout e o esgotamento profissional”. O tema será abordado pelo psicólogo clínico e professor André de Oliveira Gonçalves.

À frente do evento, a psicóloga do Siass Larissa Barbosa Vieira Almeida explica que “são inúmeros os fatores e agravantes que podem causar a síndrome e que ela pode ser confundida com outras doenças”. Por isso, segundo a profissional “é de extrema importância trazer a discussão aos servidores, pois o conhecimento do assunto pode auxiliar na prevenção ou mesmo favorecer o diagnóstico e um tratamento adequado”.

Caracterizada por sintomas de exaustão extrema, esgotamento de energia, estresse e sentimentos de negativismo relacionados ao próprio trabalho, somente recentemente é que o Burnout foi reconhecido como uma doença laboral, passando a integrar, em janeiro deste ano, a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

De acordo com a programação do Siass, nesta sexta-feira, 16, a palestra é destinada aos integrantes do quadro funcional do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e acontece às 15h no campus daquela instituição. Já no próximo dia 23, no mesmo horário, o evento acontece no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem como público-alvo os servidores dessa instituição e da UFJF-GV.