Pesquisadores da UFJF-GV que participaram do evento em Águas de Lindóia (Foto: Arquivo Pessoal)

Três estudantes de doutorado do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), participaram do 51º Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica (SBBq) realizado entre os dias 5 e 8 de setembro, na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo.

A reunião anual da SBBq é considerada um dos mais importantes eventos dentro da comunidade científica brasileira e visa oferecer oportunidade para apresentar e discutir os temas predominantes na área de bioquímica e biologia molecular por pesquisadores brasileiros.

Acompanhados pelo coordenador local do PMBqBM/UFJF-GV, Jeferson Gomes da Silva, os doutorandos apresentaram os projetos que pretendem desenvolver na forma de pôsteres e assistiram apresentações nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Biofísica. “O evento nos permitiu trocar informações com alunos nos diferentes níveis (graduação e pós-graduação) de várias regiões. Foi um momento para vislumbrarmos que, apesar de estarmos sempre em nossos laboratórios, a pesquisa se faz também com a troca de informação”, explicou o professor Jeferson.

A participação no evento que reuniu quase 1 mil pessoas de diversos países foi considerada extremamente produtiva pelos doutorandos. “Foi a primeira vez em um evento tão grande. A oportunidade de encontrar pesquisadores de todo o Brasil e outras regiões do mundo, sem dúvidas, é única. Faz crer que a UFJF-GV está seguindo o rumo certo, inserindo seus alunos em um meio tão rico cientificamente. A troca de experiência nos impulsionou a querer fazer ainda mais ciência em Governador Valadares”, destacou a pesquisadora Mariana de Almeida Rosa Rezende.

O sentimento foi compartilhado pelo doutorando da UFJF-GV, Tiago Marcel Oliveira. “A UFJF-GV e o PMBqBM estão no caminho certo para o sucesso, sempre incentivando a pesquisa e as publicações em eventos e periódicos de qualidade”.

Ao lado da também doutoranda Alice Rodrigues de Matos, ambos tiveram a oportunidade de participar ainda do evento satélite 7º Encontro do Programa Multicêntrico de Pós-graduação da SBBq (PMBqBM). Na ocasião houve apresentações de trabalhos de alunos em português e inglês, bem como uma sessão de planejamento estratégico do programa, em que os pesquisadores da UFJF-GV puderam testemunhar como ocorrem as tomadas de decisões. “Foi uma experiência extremamente produtiva e fundamental para que possamos entender um pouco dos bastidores do PMBqBM, na mesma medida em que fomentamos o nosso conhecimento científico e ampliamos os nossos contatos acadêmicos”, afirmou Alice.

Durante o encontro, foi divulgado que o PMBqBM deu um salto de qualidade de acordo com o resultado preliminar da avaliação quadrienal (2017-2020) da pós-graduação, liberada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Passou de nota 4 para 5, fator que comprova a evolução do programa ofertado pela UFJF-GV desde 2016. “Esse é o resultado do esforço e empenho de todos os técnicos, professores e estudantes neste último quadriênio”, destacou o professor Jeferson.

Em Governador Valadares, o PMBqBM já conferiu o título de doutor a cinco pesquisadores e formou 17 mestres.