A nota qualifica o programa como de excelência nacional

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) obteve o conceito “5” na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que classifica o curso como de excelência nacional.

Criado em 2017, o Profbio é destinado à formação de professores de biologia que atuam em escolas públicas. Ele é ofertado de forma semipresencial e simultânea por 18 instituições de ensino público superior do Brasil, entre elas o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Atualmente, essa rede é coordenada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A coordenação nacional do Profbio, inclusive, emitiu um comunicado para todas as instituições que ministram o programa, creditando a elas o conceito obtido. Segundo a nota, isso é resultado do “envolvimento e empenho de coordenadores, secretários, mestres, mestrandos e docentes no desenvolvimento da qualificação profissional, produção intelectual e consequente e consequente revitalização do ensino de biologia na escola pública”.

Para a professora e coordenadora do programa na UFJF-GV, a nota representa “uma vitória, um presente” para toda a equipe responsável pelo curso no campus, assim como para os discentes e egressos. “É uma sensação de dever cumprido e reconhecido. Embora não seja fácil trabalhar com a infraestrutura que temos em Valadares, é prazeroso e gratificante. Isso graças à colaboração da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que forneceu o espaço para ministrarmos as aulas; o apoio dos diretores do Instituto de Ciências da Vida (ICV) e do campus; a atuação dos servidores da secretaria do programa, sem os quais seria muito difícil trabalhar; e os professores, sempre muito dedicados, competentes e dispostos a atender às demandas”, destaca Ione Maria de Matos.

Em Governador Valadares, o Profbio já conferiu o título de mestre a 26 professores de biologia da rede pública de ensino.

Para saber mais sobre o programa na UFJF-GV, clique aqui.