A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) divulgou nesta quarta-feira, 14, a sexta lista de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) triênio 2019-2021 para o segundo semestre letivo de 2022 e a quinta lista de reclassificação da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022.2). Foram convocados 13 aprovados pelo Pism e 109 aprovados pelo Sisu. As vagas são relativas aos campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Juiz de Fora e Governador Valadares. 

Os aprovados em ambos editais de reclassificação devem fazer a pré-matrícula on-line entre as 12h desta quarta até as 23h59 deste domingo, 18 de setembro. A documentação exigida deve ser entregue pelos estudantes de forma remota entre 20 e 23 de setembro. Tanto a pré-matrícula quanto a entrega dos documentos são etapas obrigatórias para a entrada na instituição. O descumprimento de quaisquer desses requisitos resulta na perda da vaga. 

Faça a pré-matrícula on-line do Pism

Faça a pré-matrícula on-line do Sisu

Em caso de dúvidas e/ou outras dificuldades, o candidato pode entrar em contato com a Cdara pelo e-mail cdara@ufjf.edu.br e informar o ocorrido até o dia 18 de setembro. Não serão aceitas matrículas efetuadas após o prazo estipulado. A divulgação das próximas listas de reclassificação está prevista para os dias 21 e 28 de setembro, no caso do Sisu, e 28 de setembro para o Pism. Estas serão as últimas listas de reclassificação do semestre. 

Documentos

No Regulamento de Matrícula da UFJF é possível encontrar a relação de todos os documentos que os ingressantes na universidade devem providenciar. A lista varia de acordo com o grupo de acesso ou cota de escolha do candidato. Outras informações sobre documentação, além de datas e horários de matrícula podem ser obtidas no site da Cdara, para o Pism e o Sisu

Orientações para o envio de documentação da matrícula

Como enviar a documentação?

Para enviar os documentos indispensáveis à matrícula, o candidato deve, primeiramente, acessar a página do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Após clicar em “Meu primeiro acesso”, o candidato deve cumprir os seguintes passos: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e clicar em “Receber código”, que será enviado ao e-mail informado na pré-matrícula. 

Após receber o código, o candidato deve informá-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clicar em “Confirmar código”. 

Na sequência, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela. Depois, clicar em “Envio de documentação para matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) para acessar o sistema. 

Depois que o primeiro acesso ao Siga tiver sido realizado e a senha criada, para acessar novamente o sistema de envio de documentação para matrícula basta apenas: acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para a matrícula”, informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) e acessar o sistema. 

É fundamental que o candidato leia atentamente os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regimento de Matrícula da UFJF, segundo o seu grupo de ingresso. 

O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. São aceitos os formatos png, jpg, jpeg e pdf. Caso o escaneamento seja feito por celular, a universidade recomenda o uso de aplicativos CamScanner, Adobe Scan, entre outros. As informações constantes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras. 

Cotas socioeconômicas

A Central de Atendimento (CAT), localizada no prédio da Reitoria da UFJF, concede um atendimento especial para tirar as dúvidas em relação ao encaminhamento da documentação exigida no ato da matrícula para estudantes dos grupos A, A1, B e B1. Esses alunos são provenientes de escola pública e devem possuir renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. Isso significa que eles precisam apresentar uma documentação específica na matrícula para comprovar a renda. 

Os plantões de atendimento são realizados nas segundas, das 14h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h. O atendimento deve ser agendado previamente de forma on-line.

Os plantões também estão abertos às dúvidas de estudantes que queiram conhecer o sistema de cotas e as condições para participarem de seleções futuras, antes de se inscreverem nos processos de entrada na UFJF. 

Outras informações relativas às matrículas e os editais completos de reclassificação podem ser obtidos na página da Cdara.

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)