Evento acontece nesta quarta, 14, na Faculdade de Engenharia (Arte: Divulgação)

Organizado pelas professoras Helena Tuler Creston e Mariana Dominato Cury, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pelo professor Marcos Olender, do Instituto de Ciências Humanas (ICH), e pela equipe do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural de Juiz de Fora (DMPAC), da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o evento “Inventário Participativos: territórios, pessoas e memórias” acontece nesta quarta-feira, 14, entre 13h30 e 17h30, no Anfiteatro III do Edifício Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia.

O encontro contará com palestra ministrada pela historiadora e supervisora do DMPAC Carine Silva Muguet e pela arquiteta urbanista e assessora técnica do DMPAC, Ana Carolina Lewer Delage Lemos. As discussões irão abordar a temática do Patrimônio Cultural relacionada às dinâmicas do indivíduo enquanto ser-estar inserido em mundo complexo atravessado de significados, vivências e afetos. 

“O principal objetivo do evento é aprofundar na ferramenta de Inventário, presente na Constituição Federal de 1988, e que vem sendo incentivada, a partir de diversos manuais de aplicação desenvolvidos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como instrumento de gestão e conhecimento de referências culturais a partir de um modelo participativo”, explica Mariana Cury. 

Após a palestra, haverá uma oficina para que as questões apresentadas na mesa possam ser aprofundadas e debatidas com os participantes. Serão disponibilizadas 60 vagas para a oficina. O evento é aberto a todos os estudantes da UFJF e também de outras instituições acadêmicas e faz parte de uma ação vinculada ao projeto extensionista “Inventários Participativos no Município de Juiz de Fora”, cujo edital será divulgado no dia 14 de setembro para selecionar discentes interessados em ingressar na equipe da UFJF, que irá, juntamente com a Funalfa-DMPAC, realizar o primeiro “Inventário Participativo do Município de Juiz de Fora”. Para participar do processo seletivo os candidatos e as candidatas deverão comprovar participação nas duas etapas do evento, através de certificado.

Clique aqui para se inscrever na palestra e na oficina.