UFJF oferece atendimento para enfrentar o luto e outros processos mentais (Foto: Kulli Kittus/Unsplash)

Como se livrar de um uso abusivo de álcool? Como tentar contornar o grau de timidez que impede de me relacionar com outras pessoas? E lidar com o processo de luto pela morte de um ente querido de modo menos melancólico? Essas e outras questões podem ser melhor atravessadas com a ajuda de um profissional de saúde mental.

A UFJF agrega profissionais e estudantes em projetos, como os do Departamento de Psicologia, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Liberdade) do Hospital Universitário. Para este 10 de setembro, marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o portal da UFJF inicia uma série de notícias relacionadas ao tema. Nesta primeira, o foco são dez serviços oferecidos pela instituição.

Há projetos exclusivos para estudantes da UFJF, como o Grupo Fora de Casa organizado pela Proae. Outros são destinados ao público em geral, como o programa Álcool e Saúde, que realiza atendimento psicoterápico on-line a mulheres e homens usuários de bebida alcoólica, estejam eles morando em Juiz de Fora ou em qualquer outra cidade do Brasil. Veja abaixo a relação de projetos.

1 – Grupo Fora de Casa
O Grupo Fora de Casa, organizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, oferece apoio psicológico a estudantes que sentem dificuldade em se adaptarem à nova rotina universitária, distantes da cidade de origem.

Como participar:
Geralmente são abertas vagas todo semestre. Atualmente estão sendo oferecidas dez vagas aos estudantes que vieram de outras localidades para estudar na UFJF. Os sete encontros, facilitados pela psicóloga Camila Rocha Matos de Oliveira, acontecem na Faculdade de Letras, às terças-feiras, das 9h às 11h, de 27 de setembro e 8 de novembro. As inscrições são por meio de formulário on-line. 

Público-alvo: estudantes da UFJF que venham de outra cidade

Contato: (32) 2102-3777, psicologia.proae@ufjf.br
ufjf.br/proae

2 – Projeto Enlutar
O projeto Enlutar e o Ambulatório de Luto do HU/UFJF oferecem atendimento psicológico a pessoas que estão passando por luto devido a morte. A equipe realiza também intervenções de educação para a morte voltadas a profissionais de saúde.

Como participar:
Pode participar qualquer pessoa que estiver em luto devido a morte.
Inscrições por meio de formulário on-line.

Os grupos presenciais são realizados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps Liberdade-HU), no bloco G da unidade Dom Bosco do Hospital Universitário, às sextas-feiras pela manhã. Já os grupos on-line ocorrem às segundas-feiras ou quintas-feiras à noite.

Contato: @projetoenlutar (Instagram)

3 – Centro de Atenção Psicossocial (Caps Liberdade) e Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário da UFJF/Ebserh

Caps Liberdade conta com equipe multiprofissional em atendimento psicológico individual e em grupo (Foto: Proinfra/UFJF)

O Caps Liberdade oferece uma gama de serviços de saúde mental, que envolve assistência social, atendimento psicológico individual e em grupo, terapia ocupacional, enfermagem e psiquiatria.

Como participar:
O serviço, aberto a toda a população, é voltado a moradores da Zona Oeste de Juiz de Fora, que inclui bairros como São Pedro, Nossa Senhora de Fátima, Borboleta, Cascatinha e Teixeiras. Há atendimento a moradores de outras áreas, quando há encaminhamentos.

Para ser atendido, o usuário precisa primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou estar em uma unidade de internação/leito (hospitais Ana Nery, João Penido e HPS). A partir desses locais, os profissionais de saúde encaminham o paciente para o Caps. Há também encaminhamentos internos dos ambulatórios do HU Dom Bosco.

Os atendimentos são presenciais, de segunda a sexta, das 7h às 18h. O Caps Liberdade fica na área do HU Dom Bosco (Av. Eugênio do Nascimento, s/n – Bairro Dom Bosco, Bloco G).

4 – Programa Álcool e Saúde – Crepeia
O programa oferece tratamento psicológico, realizado on-line, para homens e mulheres, acima de 18 anos, usuários de álcool de Juiz de Fora e de qualquer outra cidade brasileira.
O projeto integra o Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e outras Drogas (Crepeia/UFJF).

Como participar
O cadastro é feito por meio de formulário on-line, disponível no perfil do programa no Instagram (@alcool_saude) e no site alcooolsaude.com.br.

Contato:
alcoolesaude.com.br
@alcool_saude (Instagram)
linktr.ee/alcool_saude
alcoolesaude@gmail.com

Centro de Psicologia Aplicada (CPA)

Centro de Psicologia Aplicada reúne projetos como Ambulatório Trans e Grupo de Tímidos (Foto: Priscilla du Preez/Unsplash)

Os projetos a seguir são desenvolvidos no Centro de Psicologia Aplicada, que está localizado no Bloco C do Instituto de Ciências Humanas da UFJF, no campus. Os contatos são (32) 2101-3121, ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf.

5 – Grupo de Tímidos
Atendimento grupal com base na terapia cognitivo-comportamental com o intuito de colaborar na melhoria das relações de quem sofre com a ansiedade social.

Como participar
O usuário deve entrar em contato diretamente com a secretaria do Centro de Psicologia Aplicada, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. É necessário ser maior de 18 anos e não estar em terapia no momento.

Contatos: (32) 2101-3121, ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

6 – Ambulatório Trans
Ambulatório de atendimento psicológico para pessoa transgênero.

Como participar
É necessário entrar em contato diretamente com a secretaria do Centro de Psicologia Aplicada, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. Em caso de menor idade, a inscrição deve ser feita por um responsável legal, o qual também deverá comparecer a uma primeira entrevista.

Contatos: (32) 2101-3121, ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

7 – Homens Agressores
Grupos de reflexão de homens que tiveram episódio de violência contra a mulher e a família.

Como participar
Apenas participam homens encaminhados pelo Poder Judiciário de Juiz de Fora.

Contatos: (32) 2101-3121, ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

8 – Clarices
Atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas. O estigma associado à mulher que faz uso de drogas muitas vezes dificulta o acesso ao tratamento e a prevalência do público masculino nas instituições acaba por reforçar a invisibilidade das especificidades das mulheres.

O projeto oferece atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas em modalidade grupal e individual.

Como participar
A usuária deve entrar em contato diretamente com a Secretaria do Centro de Psicologia Aplicada, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. É necessário ser maior de 18 anos.

Contatos: (32) 2101-3121, ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

9 – Intervenção Neuropsicológica (para crianças)
O projeto tem como público-alvo estudantes da Educação Infantil com problemas de linguagem oral e em risco de desenvolverem dificuldades de leitura e escrita, encaminhados ao CPA/UFJF. Também atende alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental com dificuldades de leitura e escrita e que tenham sido encaminhados ao CPA.

Como participar
Poderão participar as crianças que forem encaminhadas ao CPA com queixas de dificuldade de aprendizagem e que forem selecionadas após uma avaliação inicial, conforme lista de espera.

Contatos: (32) 2101-3121, ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

10 – Psicoterapia individual
O Centro de Psicologia Aplicada presta atendimento psicológico, individual ou grupal, gratuito.

Como participar:
Quando novas vagas forem disponibilizadas, o Centro de Psicologia Aplicada informará em seu site (ufjf.br/cpapsicologia) e em seus perfis em redes sociais, os dias e os horários para agendamento de entrevista para triagem, que é o momento inicial de escuta e identificação de prioridade de atendimento.

Contatos: (32) 2101-3121, ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

O foco neste serviço de psicoterapia do CPA é a comunidade externa. O atendimento a alunos da UFJF é realizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Informações podem ser obtidas pelo telefone psicologia.proae@ufjf.edu.br ou 2102-3887.

Siga a UFJF nas redes sociais:
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Facebook: ufjfoficial
Facebook: estudenaUFJF
Youtube: TVufjf
Spotify: ufjfoficial