Temporada relâmpago acontece aos sábados e domingos, sempre às 16h45 (Foto: Geovana Santiago)

O Grupo Divulgação (GD) realiza temporada relâmpago da peça infantil “O Ratim Conquistador”, no mês de setembro. As apresentações acontecem no Forum da Cultura aos sábados e domingos, sempre às 16h45. Como parte do projeto de extensão “Escola de Espectador”, realizado há mais de 30 anos, o grupo disponibiliza dois convites para todos os professores, servidores, terceirizados e alunos da assistência estudantil. Os interessados podem pegar os ingressos 30 minutos antes do espetáculo, mediante comprovação de vínculo ou antecipadamente na secretaria do Forum da Cultura, em horário de expediente.

O espetáculo retorna após estreia no Teatro Paschoal Carlos Magno e outras quatro sessões no Forum realizadas no mês de agosto, pela Campanha de Popularização Teatro & Dança. Na ocasião, a peça teve 97% de taxa de ocupação, sendo a mais assistida dentre as encenações infantis do evento e ocupando o segundo lugar geral em público. A campanha contou com o apoio do Cine-Theatro Central e da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Reflexão
A peça é escrita e dirigida pelo professor e teatrólogo José Luiz Ribeiro. Personagem-título, Ratim é um jovem rato que anseia conhecer o mundo. Frustrado por viver cercado da proteção da mãe e da irmã na calmaria do campo, ele decide fugir de casa e se embrenhar na floresta em direção à cidade. O público poderá acompanhar as aventuras de Ratim, os perigos que terá que enfrentar na jornada e a sua descoberta do amor.

Para o autor e diretor, José Luiz Ribeiro, o Ratim é símbolo desse momento em que todos ficamos parados e agora temos que reaprender a percorrer o mundo (Foto: Geovana Santiago)

 De acordo com o diretor e autor, o texto propõe uma reflexão sobre o momento presente, em que a sociedade retoma o contato presencial após o isolamento causado pela pandemia. “O Ratim é símbolo desse momento em que todos ficamos parados. Ele resolve justamente sair para o mundo, uma vez que achava que todas as coisas se movimentavam e ele estava parado. Então a grande reflexão é essa: agora temos que percorrer o mundo, reaprender”, ressalta Ribeiro, que também é coordenador do GD. 

Esse é o primeiro espetáculo infantil da companhia após o retorno aos trabalhos presenciais depois de dois anos de trabalhos remotos por conta da emergência sanitária. Em sintonia com a atualidade, a peça foi construída para ser dinâmica, com cenas rápidas e o desfile de vários personagens, como a Onça, a Lebre e o Macaco – animais que Ratim encontra na floresta em seu caminho para a cidade grande. Dessa forma, elementos das linguagens do cinema e da televisão são aplicados no teatro.

 “É justamente para ‘prender’ essa criança que nasceu na pandemia e ficou em casa vendo vídeos na TV durante o isolamento. É uma peça vertiginosa, com uma rapidez de personagens que vão aparecendo e saindo para contar essa narrativa. A importância desse espetáculo é ser um ato de resiliência – estamos reencontrando as crianças e vamos dar a elas a oportunidade de voltar ao encontro presencial. Levar as crianças e as famílias ao teatro é um processo de reeducação nesse momento difícil que estamos vivendo”, avalia.

O elenco
Dowglas Mota interpreta Ratim. Márcia Falabella é Ratona (além de Barulhim). Rafaela Stephan é Rateca (além de Vaga e Francesca). O elenco conta ainda com Aian Cruz, Ana Beatriz Rodrigues, Fábio Kelbert, Igor Santos, Laís Fonseca, Pedro Moysés, Vitória Beatriz e Yuri Ávila. Na sonoplastia, Emmanuelle Serdeira. O preparo vocal é de Márcia Falabella. Na contrarregragem, Maria Mozzato. Esther Santiago e Vera Espíndola realizam o apoio técnico. Além do texto e da direção, José Luiz Ribeiro assina a música original, as máscaras e a iluminação. 

 O Forum da Cultura fica localizado à Rua Santo Antônio, 1.112, Centro. Outras informações pelo telefone (32) 3125-3850.